touch-of-god

DEUS, SPINOZA E EINSTEIN

Publicado em Espiritualidade, Filosofia

Quando perguntaram a Einstein se ele acreditava em Deus, ele respondeu: “Acredito no Deus de Spinoza, que se revela por si mesmo na harmonia de tudo o que existe, não no Deus que se interessa pela sorte e pelas ações dos homens”.

 

MENSAGEM DE DEUS, SEGUNDO BARUCH SPINOZA

 

“Pare de ficar rezando e batendo no peito! O que quero que faça é que saia pelo mundo e desfrute a vida. Quero que goze, cante, divirta-se e aproveite tudo o que fiz pra você.

 

Pare de ir a esses templos lúgubres, obscuros e frios que você mesmo construiu e acredita ser a minha casa! Minha casa são as montanhas, os bosques, os rios, os lagos, as praias, onde vivo e expresso Amor por você.

 

Pare de me culpar pela sua vida miserável! Eu nunca disse que há algo mau em você, que é um pecador ou que sua sexualidade seja algo ruim. O sexo é um presente que lhe dei e com o qual você pode expressar amor, êxtase, alegria. Assim, não me culpe por tudo o que o fizeram crer.

 

Pare de ficar lendo supostas escrituras sagradas que nada têm a ver comigo! Se não pode me ler num amanhecer, numa paisagem, no olhar de seus amigos, nos olhos de seu filhinho, não me encontrará em nenhum livro.

 

Confie em mim e deixe de me dirigir pedidos! Você vai me dizer como fazer meu trabalho?

 

Pare de ter medo de mim! Eu não o julgo, nem o critico, nem me irrito, nem o incomodo, nem o castigo. Eu sou puro Amor.

 

Pare de me pedir perdão! Não há nada a perdoar. Se eu o fiz, eu é que o enchi de paixões, de limitações, de prazeres, de sentimentos, de necessidades, de incoerências, de livre-arbítrio. Como posso culpá-lo se responde a algo que eu pus em você? Como posso castigá-lo por ser como é, se eu o fiz?

 

Crê que eu poderia criar um lugar para queimar todos os meus filhos que não se comportem bem, pelo resto da eternidade? Que Deus faria isso? Esqueça qualquer tipo de mandamento, qualquer tipo de lei, que são artimanhas para manipulá-lo, para controlá-lo, que só geram culpa em você!

 

Respeite seu próximo e não faça ao outro o que não queira para você! Preste atenção na sua vida, que seu estado de alerta seja seu guia!

 

Esta vida não é uma prova, nem um degrau, nem um passo no caminho, nem um ensaio, nem um prelúdio para o paraíso. Esta vida é só o que há aqui e agora, e só de que você precisa.

 

Eu o fiz absolutamente livre. Não há prêmios, nem castigos. Não há pecados, nem virtudes. Ninguém leva um placar. Ninguém leva um registro. Você é absolutamente livre para fazer da sua vida um céu ou um inferno.

 

Não lhe poderia dizer se há algo depois desta vida, mas posso lhe dar um conselho: Viva como se não o houvesse, como se esta fosse sua única oportunidade de aproveitar, de amar, de existir. Assim, se não houver nada, você terá usufruído da oportunidade que lhe dei.

 

E, se houver, tenha certeza de que não vou perguntar se você foi comportado ou não. Vou perguntar se você gostou, se se divertiu, do que mais gostou, o que aprendeu.

 

Pare de crer em mim! Crer é supor, adivinhar, imaginar. Eu não quero que você acredite em mim, quero que me sinta em você. Quero que me sinta em você quando beija sua amada, quando agasalha sua filhinha, quando acaricia seu cachorro, quando toma banho de mar.

 

Pare de louvar-me! Que tipo de Deus ególatra você acredita que eu seja? Aborrece-me que me louvem. Cansa-me que me agradeçam. Você se sente grato? Demonstre-o cuidando de você, da sua saúde, das suas relações, do mundo. Sente-se olhado, surpreendido? Expresse sua alegria! Esse é um jeito de me louvar.

 

Pare de complicar as coisas e de repetir como papagaio o que o ensinaram sobre mim! A única certeza é que você está aqui, que está vivo e que este mundo está cheio de maravilhas.

 

Para que precisa de mais milagres? Para que tantas explicações? Não me procure fora. Não me achará. Procure-me dentro de você. É aí que estou, batendo em você.”

44 thoughts on “DEUS, SPINOZA E EINSTEIN

  1. Mensagem remetida, via WhatsApp, por Jean Caio: “Adorei a reportagem, EU estive no local que SPINOZA nasceu foi erguido um monumento e o museu em AMSTERDAM-HOLANDA, no museu sobre as ideias e pensamento dele e sobre a vida e obra dele. Ele veste uma capa com pássaros, que simboliza o cosmopolitismo holandês do século XVII . O poliedro da estátua representa a agudeza mental dele.Eu coloquei flores para ele, fica bem ao lado do mercado das flores de AMSTERDAM. Baruch/Bento Spinoza mudou o que eu pensava sobre ÉTICA e sobre DEUS. DEUS está na natureza, DEUS está na vida que devemos realmente aproveitar e gozar de formas positivas. Acredito que para honrar a DEUS devemos cuidar com zelo de nossas vidas e realmente vejo ÉTICA e HARMONIA nessas palavras”

    1. Maraci… O texto é belíssimo. Poderia informar em que obra Spinoza disse isso? Outras fontes dizem que esse texto NÃO é de dele, mas sim de alguém que CONDENSOU o pensamento do filósofo e assim o “traduziu”. A conferir.

      1. Oi! Em todas as pesquisas que fiz, esse texto aparece como sendo dele. Vou contatar o pessoal da Filosofia e lhe digo. Se você descobrir alguma coisa, por favor, conte para todos nós. De qualquer forma, você está certo, o texto é belíssimo! E a mensagem é poderosa! E, cá entre nós, não consigo pensar em Deus de forma diferente!

        1. O texto não é Baruch Spinoza, mas escrito pelo autodeclarado médium mexicano Francisco Javier Ángel Real, conhecido pelo pseudônimo de Swami Anand Dilvar, e pode ser encontrado em seu livro “Conversaciones con mi Guía” (pág. 14), no qual relata diálogo com uma entidade espiritual.

        2. Esse texto mudou algo em mom. Fiquei tão marsvilhado, pois, acho que encontrei algo verdadeiro sobre Deus. Vou procurar me aprimorar com ele.

      2. Exato. Atribuir um texto a um autor, sem apresentar a fonte, é arriscado. Corre-se o risco de estar suprimindo o mérito do verdadeiro autor. Ainda que este verdadeiro autor possa ter se baseado em Spinoza. O Correio Braziliense precisa procurar essa fonte, ou no mínimo citar como “autor desconhecido”. Adílio Soares (Prof. Mestre em Filosofia).

  2. Querida Maraci, que texto lindo! Que possamos ver Deus mais vezes no amanhecer, nas paisagens e no olhar de nossos amigos…
    Que confiemos mais Nele e O deixemos trabalhar do jeito Dele, sem O “amolarmos” com nossos pequenos dogmas religiosos e filosóficos… 🙂

  3. Maraci querida, fiquei feliz com a sua volta ao blog. Já lhe disse como gosto do que escreve e você nos traz esse lindo texto, lindíssimo sobre o Deus de Spinoza. Já conhecia e quando o li pela primeira vez concordei com a forma como ele descreve Deus: amor, misericórdia e bondade! É assim que acredito ser DEUS! Beijos

  4. Zulma querida! Que bom que nos reencontramos. Estamos juntas como na época da coluna A PSICOLOGIA E O DINHEIRO no Blog do querido Vicente Nunes. Aguardo seus comentários e contribuições. Beijo enorme!!!!!!!!!!!

    1. Esse texto não é do Spinoza. Se não me engano, é de um espírita mexicano chamado Francisco Javier Ángel Real, que atende pelo pseudônimo de Anand Dilvar, e pode ser encontrado em seu livro Conversaciones con mi Guía.

  5. Em uma só linha ele deixou duas leis supremas, uma divina “amar ao próximo” e outra universal ” faça ao outro o mesmo que gostaria que lhe fizesse”.

  6. Amados! O texto realmente não parece ser de Spinoza, no entanto, isto é usado para se refutar à “DEUS”… Acontece amados, que é toda a história de Spinoza que nos mostra que ele cria sim em “DEUS”, mesmo que em um “DEUS” com aspectos de seu caráter um pouco diferente, do “DEUS” que nós “Cristão” cremos e entendemos. Outra coisa, Spinoza foi banido do círculo Judaico, justamente por causa de sua forma de ver e pensar “DEUS”! Portanto, refutar o “DEUS” de Spinoza baseados em um poema e apenas nisto, sem considerar aspectos de sua vida diária e intelectual é insanidade intelectual, pois deixa de considerar o que realmente aconteceu em sua vida e inclusive, o que isto causou a vida de outros…!

    Amados! Em suma, para Spinoza, “DEUS” era um “DEUS”, que não se revelava aos homens, era impessoal, era como se ele tivesse criado os homens e o abandonado ao acaso, foi justamente este tipo de pensamento que o fez ser benido, perseguido, excomungado do meio Judaico…

    O que ele não entendia, entre vários aspectos é que justamente para que “DEUS” se revelasse aos homens, deveria falar de forma que o memso entendesse, dai e, portanto ele tinha que sse apresentar de formas humanas, com características humanas em toda sua palavra par que pudêssemos se identificarmos com ele, já que fomos feitos a sua imagem e semelhança, mas ele nção entendia e era contra esta forma de pensar “DEUS” e por isto foi excomungado…

    Amados! Existe inclusive cópias da carta de banimento dele na internet, basta procurar… Vejam alguns link’s abaixo:

    http://conteudodafilosofia.blogspot.com/2011/08/spinoza-baruch-de-1632-1677.html

    https://universoracionalista.org/bento-de-espinosa-o-filosofo-excomungado-das-tres-maiores-religioes-monoteistas/

    Abraço amados e fiquem com “DEUS”…

    https://rogeriorsf.wordpress.com/2019/03/09/uma-analise-da-carta-de-albert-einstein-sobre-deus/

    Rogério Silva
    https://rogeriorsf.wordpress.com
    https://rogeriorsf.wordpress.com/portfolio
    https://discernimento-espiritual.blogspot.com
    https://familiaerelacionamentos.blogspot.com
    https://revistaodespertar.blogspot.com
    https://www.youtube.com/channel/UC2Vi4oUtsm2701KJhhHUpbA
    ir.emcristo@gmail.com
    IEADERN: 042574, 26.07.2005
    (84) 99120-9471 / 99622-8473

  7. Olá, lindo texto, apesar de haver coisas que não concordo muito. apesar de belo, ele é muito individualista. Incita uma vida em que tudo se pode, desde que não fira os outros. Porém, tem um ranço contra a religião, mal interpretada e mal vista. Talvez porque na sua época tenha sido assim, o que não ocorre mais hoje. A religião, e tudo que se escreveu e se escreve sobre Deus é tão válido quanto o texto de Spinoza. A religião permite comunidade, união das pessoas. Casa de Deus é apenas uma forma de falar de templos (ninguém é maluco ou burro de pensar que templos são a casa de Deus mesmo!). Talvez se livros religiosos aconselhassem a violência, o desrespeito, a opressão e a injustiça, aí sim, teríamos de os desaconselhar aos leitores. Mas no geral, o texto é lindo. É uma bela filosofia de vida. As formas de ver Deus são todas válidas, e por isso Spinoza comete certos errinhos querendo ditar, como que dogmaticamente que ele está certo.

  8. Esse cara foi só uma alma-espírito evoluído que tivemos o previlegio de te-tido entre nós que nos traz essa bela interpretação de Deus. Claro a perfeição só Deus Mesmo.

  9. Apesar de atribuído à Baruch Spinoza, o texto em questão pertence ao mexicano Francisco Javier Angela real, que assinava com o pseudonimo Anand Dilvar , na obra Conversaciones com mi Guía.

  10. É muito difícil acreditar em deuses com base em dogmas religiosos, sejam eles trinos ou não. Mas toda vez que eu precisar de deus, com certeza, esta será a referência com a melhor definição de divindades em que eu possa me encontrar.

  11. Esse texto é de um médium mexicano (livro: conversa com meu guia) e não de Espinoza . Fake News – Claro tem que nesse estilo é óbvio que não se trata do grande Espinoza

  12. Texto de um espírita mexicano chamado Francisco Javier Ángel Real, que atende pelo pseudônimo de Anand Dilvar, e pode ser encontrado em seu livro Conversaciones con mi Guía.

  13. Como é que pode Francisco Javier Ángel Real, um místico do século XX e XXI se intitular autor do “Deus de Spinoza” se esse pensador holandês viveu e morreu no século XVII é mais misterioso do que esse Deus que as igrejas nos impingem.

  14. Então! Fiquei sabendo agora pouco, através de um amigo, que o texto ”Deus” não é de Spinoza e sim de Francisco Xavier Angel Real; um mexicano autodenominado médium. Esta informação procede?

  15. li não sei quando nem a onde, que esse médium primeiro leu Spinoza, depois escreveu. Simples: quem nasceu primeiro? No youtube tem um filme sobre sua vida.

  16. Olá. O texto como dito por muitos não é de Spinoza. Não está nas suas obras transmitidas, não se encaixa no estilo de nenhuma delas, tampouco modo geral do pensador.Literalmente consta na obra do mexicano Francisco Javier Angel Real. Li “Conversaciones com mi Guia” e fiquei maravilhado com o pequeno e virtuoso libro. O autor menciona ter sido seguidor aplicado do Mestre indiano Osho, pra quem conhece o conteúdo atribuído a Osho, o “Anand Dilvar” maximiza muitas das suas abordagens, as quais tem um sabor óbvio de Baruch Spinoza pois o próprio Osho havia se graduado com méritos em filosofia na India, desenvolveu uma intensa abordagem racionalista com tendência ateísta suportável para panteístas, assim como fez Spinoza considerado um dos três grandes do racionalismo moderno. É curioso, se possível, saber quem e porque em 2011 ou antes fez essa atribuição indevida de autorias, já que Anand lançou sua obra em 2006 em espanhol.

  17. Este não é um texto de Espinosa, como já foi dito por diversos comentaristas. O que tenho a dizer é o seguinte : Espinosa queria se afastar da ideia de Deus ser um ente consciente, para ele Deus é o todo, todo o universo e suas leis. Ele estava farto de ver como a imagem de um Deus era usada pelas religiões para obter vantagens sobre seus fiéis, como : poder e dinheiro. E de fato , se formos analisar isto pela teoria da evolução de Charles Darwin, chegaremos à conclusão de que a consciência é mais uma característica dotada por ela (a evolução), aos seres vivos. Haja vista que um ser consciente tem muito mais probabilidade de se manter vivo, de se defender, do que se não tivesse consciência. Esta é uma das leis da Teoria da Evolução. Cabe aqui a seguinte indagação : baseados no que dissemos sobre a necessidade de ser conscientes , PORQUE É QUE DEUS PRECISARIA SER UM ENTE CONSCIENTE ?

    1. Náusea, o que provoca, é ver tanto PADRE, PASTOR e ASSEMELHADOS enchendo o RABO DE DINHEIRO roubado – pela via do dízimo e subterfúgios que tais – dos crédulos e incautos fiéis e que, justamente, para continuarem conseguindo roubar, precisam contestar textos como este, chamá-lo de “vazio” e ameaçar seu autor com o inferno que, mesmo não existindo, precisa ser reafirmado, pq, sem isso, a tais parasitas da sociedade restaria apenas a hipótese de (oh, que chatice), ter de procurar trabalho!

  18. Somebody essentially assist to make critically articles I would
    state. That is the first time I frequented your web
    page and thus far? I amazed with the research you made to create this
    actual post amazing. Great job!

  19. Acho este foi o melhor dos textos desde o ano passado, resumindo tudo e pegando na veia, alterando a geopolitica global, inteligência e contra inteligência, implodindo por dentro religiões ou ideologias todas violando livre arbítrio e democracias, e abalando o velho paradigma materialista newtoniano, propondo novos rumos, diante das ameaças de ditadura da extrema direita evangélica recuando para oriente médio ou idade média, se dizem serão maioria até 2030, mas áreas acadêmicas, jornalistas, intelectuais, escritores, artistas, esquerdas, sindicalistas, democratas e mesmo direita liberal não acordaram ainda, embora serão bodes ou judeus da vez se isto ocorrer. Versão revista e atualizada em 17/05/23 às 19,30 horas.
    Judeus e todos no ego matrix reptilianos obsessores negativos ou “capetas”…Já existe Teoria de Tudo e no Brasil
    https://www.linkedin.com/pulse/judeus-e-todos-ego-matrix-reptilianos-obsessores-ou-existe-garrucino

  20. Penso exatamente como você, Mannu ___ essa é a definição mais coerente com a idéia que tenho de Deus.
    Nunca aceitei a idéia de um Deus punitivo e ególatra.

  21. Muitas frases, textos que vemos por aí, cuja origem é atribuída a determinado autor, muitas vezes não são exatamente com essas palavras que ele expressou seu pensamento. Pode ser outra pessoa que o escreveu, porém o fez com base em ideias de outrem, expressando exatamente o sentimento ou entendimento daquela pessoa. O texto Deus de Spinoza é perfeito e expressa seu sentimento, sua verdade sobre Deus, que, aliás, é o texto mais claro e lúcido que li até então sobre o que vem a ser Deus, vindo justamente ao encontro daquilo que imaginava, mas não havia encontrado as palavras certas. Fantástico! Concordem ou não é a mais pura verdade!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*