23816148-Vector-banner-with-welcome-written-in-different-languages-Stock-Photo

CONSULTÓRIO SENTIMENTAL, por Maraci Sant’Ana

Publicado em Texto de abertura

Consultório Sentimental?! Que vintage! Foi o que ouvi de uma amiga. Eu também estava curtindo esse nome, mas confesso que não gostei logo de cara, por ter me feito lembrar daquelas colunas de jornal e revista dos anos 50 e 60, que aconselhavam mulheres preocupadas em manter o casamento ou ansiosas por “desencalhar”.

Vieram à minha mente pérolas do tipo: “Uma boa esposa sabe o seu lugar e que o marido é o chefe da família. Ela mantém a casa e os filhos bem cuidados e não o perturba com problemas domésticos. Além de se mostrar compreensiva, deve se apresentar sempre arrumada e perfumada. Dessa forma, ele não desejará estar com outra mulher. E, se algo assim acontecer, ela jamais o questionará, entenderá que precisa ser uma esposa melhor”. E para as casadoiras, o conselho se resumia a manter-se ou parecer virgem e deixar claro, para o namorado e para a mãe dele, que estava pronta pra rezar pela “cartilha da boa esposa”.

Nada disso tinha a ver com o projeto deste Blog. Mas depois pensei que seria muito legal um nome que remetesse a um clássico e um conteúdo de vanguarda, que é o que pretendo aqui. E o primeiro passo é detonar essa bobagem de que consultório sentimental é só pra mulher com problemas amorosos. Porque as pessoas já entenderam que ter sentimentos não é coisa só de mulher, que os homens não deixam de ser machos por procurarem ajuda quando a barra pesa, que as preocupações das crianças e dos adolescentes não se limitam às questões com os estudos, mesmo para aqueles que estão “com a vida ganha”, como muitos pais acreditam.

Além do mais, as dores que nos assaltam nem sempre estão ligadas a dificuldades no amor. O mundo está cheio de gente com problemas com a família, com o trabalho, com a carreira, com as amizades. Há muito sofrimento, muita insatisfação, muita pressão, muito estresse, muito medo, soltos por aí. E quando a coisa aperta, é comum dizermos que nada podemos fazer sem dilacerar o coração, porque não conseguimos mudar o que sentimos.

O que muita gente não sabe é que temos, sim, o poder de mudar os nossos sentimentos, em vez de sufocá-los ou fingir que eles não existem, porque eles resultam da nossa forma de pensar a vida. Assim, este espaço não é para conselhos, mas para a discussão que traga novos pontos de vista, que amplie horizontes, que nos mostre diferentes maneiras de encarar alguma coisa ou situação, e, consequentemente, mexa com os sentimentos que nos corroem a alma. A palavra de ordem é reflexão!

Para inaugurar o Blog com perguntas, divulguei a ideia entre meus amigos e grupos, via WhatsApp, e pedi que eles compartilhassem, de forma que eu pudesse ter esse tipo de material já na abertura. E qual não foi minha surpresa ao receber três consultas, uma de um homem dividido entre duas mulheres e duas de outro homem, este com problemas de relacionamento no trabalho. Muito melhor do que eu poderia imaginar!

Quem mandar uma consulta não receberá uma receita, mas considerações e até mesmo perguntas que instiguem o raciocínio, a ponderação. Orientações e recomendações podem acontecer, mas dentro de um contexto bem específico. E os temas das consultas, assim como minhas observações, poderão ser comentados pelos leitores, que deverão ter em mente que as pessoas não estarão em discussão e que críticas a quem encaminha consulta são inaceitáveis. O Blog é para discutirmos ideias, não pessoas, sempre de forma absolutamente respeitosa.

Este espaço não é meu, é nosso! Conto com vocês para enviar consultas, vídeos, textos, frases, provérbios, poesias, trechos de músicas, piadas que falem de sentimentos e relacionamentos, acompanhados ou não de suas considerações, para (61) 991889002, via WhatsApp. Quem enviar consultas não será identificado no Blog, mas, se não quiser ser identificado nem por mim, poderá criar um e-mail com um pseudônimo.

A partir de agora, devidamente preservadas as individualidades, estamos juntos e misturados! Um grande beijo a todos!

40 thoughts on “CONSULTÓRIO SENTIMENTAL, por Maraci Sant’Ana

  1. Parabéns DR* MARACI SANTA’ANA por essa iniciativa,de escutar aos que FICAM com o coração desamparado,sem rumos sentimentais,castos de um puro amor, pois amor e desejos são coisas diferentes.Nem tudo o e se ama se deseja,e nem tudo o que se deseja se ama. SUCESSO hoje é sempre!!

  2. Mensagem recebida via WhatsApp, enviada por Vera: “Muito legal, Mara. Parabéns pelo trabalho. Já visitei o blog e salvei nos meus favoritos. Vou acompanhar o seu consultório sentimental. ?”

  3. Mensagem recebida via WhatsApp, enviada por Giordano: “Showwww! Em breve, minha pergunta! Parabéns, querida! Penso que há muitas pessoas precisando de uma ajuda. Aliás, todos nós durante a vida precisamos encontrar o equilíbrio amoroso, sentimental e quejandos! ???”

  4. “O mundo está cheio de gente com problemas com a família, com o trabalho, com a carreira, com as amizades. Há muito sofrimento, muita insatisfação, muita pressão, muito estresse, muito medo, soltos por aí. ” Que a sua coluna possa alterar essa triste realidade Maraci, muito sucesso!

  5. Mensagem recebida via WhatsApp por Boa Vista: “Que Bacana! Parabéns, Maraci!???? Chique demais hein! O conceito do blog como um todo”

  6. Mensagem recebida via WhatsApp, enviada por Daniela: “Oi Maraci! Estava viajando e li apenas agora a sua coluna, parabéns!!! Interessante que você demonstrou bem claramente que a abrangência é bem maior que os relacionamentos amorosos. Realmente atualmente o trabalho nos absorve tanto (em tempo e energia) que precisa também ser visto e alterado de tempos em tempos. E eu acho que participei do seu consultório sentimental na prática! Minha vida se tornou bem mais feliz depois que busquei a sua ajuda e Deus a usou como resposta de oração na minha vida. Que você cause todo esse impacto na vida de muitas outras pessoas! ?”

    1. Oi, Dani! Obrigada por suas palavras! Que nós possamos fazer deste espaço um lugar para discussão, ajuda mútua, conscientização! Grande beijo!

  7. Posso dizer que foi um prazer enorme ter convivido com essa mulher maravilhosa, espetacular, de uma simplicidade admirável e muito respeitada. Dra. MARACI parabéns pelo blog. Desejo muita luz e sucesso.

  8. É um arraso esse blog da Mara, tudo muito sensato e com ótimo toque de bom humor. Estou fã n° 01 desse blog. Parabéns Mara, vc arrasa sempre.

  9. A sua competência e lucidez fazem toda diferença. Este blog já é um sucesso! Abordagens incríveis por aqui. Parabéns, Dra. Maraci!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*