Coletivo Filhas da Mãe Completa 06 Anos

Compartilhe

Cosette Castro

Brasília – No Coletivo Filhas da Mãe seguimos festejando. Há 06 anos  caminhamos juntas com o mesmo propósito, apesar de sermos diversas.

Queremos construir uma Sociedade do Cuidado que atue na promoção da saúde e do envelhecimento saudável e ativo, respeitando as mulheres e as diferentes velhices.

Apesar do que algumas pessoas pensam, não nascemos cuidadoras. Não é “algo natural da mulher”. Nos tornamos cuidadoras famíliares no decorrer da vida por uma construção social.  Por falta de participação masculina. O cuidado se torna um desafio e tanto para filhas, esposas, irmãs, netas, sobrinhas, afilhadas, noras.

Ainda mais quando  quem precisa cuidado são familiares com alguma doença, com ou sem cura. Como demências ou doenças crônicas. Ou pessoas que necessitam cuidado por toda vida, como aquelas com deficiência. Há ainda  mães, avós, tias ou madastras que cuidam  crianças e adolescentes.

Temos pontos que nos aproximam. A dor, o medo, a frustração, mas também a esperança diária de que um milagre aconteça, independente de ter ou não uma religião, como é o caso das demências.

Seguimos apostando na pesquisa, na ciência e nas vacinas, pois elas salvam vidas. E no SUS, o maior sistema público e gratuito de saúde do mundo.

Desde 2023, o  SUS tem melhorado consideravelmente os tempos de espera, apesar da má vontade de muitos governadores. Uma das melhoras é a agilização do agendamento de exames do SUS via Whatsapp que está ofertando mais segurança e qualidade de vida às famílias.

Temos orgulho de ser Filhas da Mãe. Assim mesmo, no feminino,  para lembrar que o cuidado familiar tem as mãos de mulheres que são invisibilizadas e desrespeitadas diariamente.

Em 2025, nossa aposta e apoio às políticas públicas mostraram resultados.

Depois de muita participação popular, foi aprovada a Política Nacional de Cuidados, em dezembro de 2024. E, em dezembro de 2025,  foi aprovado o Plano Nacional de Cuidados com cinco eixos, 79 metas e 247 projetos para implentar a política nacional. Leia aqui.

Entre elas ações para que a corresponsabilidade dos homens no cuidado familiar e no cuidado doméstico sem remuneração deixe de ser um desejo e passe a ser uma prática em todo o país. Precisamos urgente que os homens aprendam a cuidar da casa e de famíliares, como já ocorre em outros países.

Em dezembro completamos 06 anos de existência. Uma experiência diária no acolhimento via Whatsapp. São 365 dias de atuação gratuita e voluntária das 7h30 às 22h, sem pausas para feriados. Uma troca  constante de informações e acolhimento sem  opinionismo, nem julgamentos.

Isso significa 5. 475 horas ao ano – 15 horas por d – i – a  – sem soltar a mão de ninguém. No Coletivo Filhas da Mãe quem cuida sabe que não caminha só. Caminhamos lado a lado, independentemente da distância geográfica que nos separe.

Para além da troca de  informações diárias no Whatsapp, temos o Blog do Coletivo Filhas da Mãe no Jornal Correio Braziliense desde 2021. São dois textos publicados semanalmente,  nas segundas e sextas-feiras.

Em 2025 foram publicados  216 artigos. Além de textos próprios, há espaço para especialistas convidadas e para quem cuida. Este também é um Blog para dar visibilidade e voz às cuidadoras famíliares, E para as amigas e vizinhas que cuidam sem remuneração. Levamos em conta o aumento de pessoas que moram sozinhas e o envelhecimento populacional.

No Coletivo, informação é um dos pontos essenciais para pensar o autocuidado e o cuidado coletivo. Este é um dos pontos fundamentais para construir uma Sociedade do Cuidado, principalmente em tempos de inteligência artificial e proliferação de notícias falsas.

Em 2026 vamos entrar no quinto ano do Programa de Entrevistas TERCEIRAS INTENÇÕES, apresentado mensalmente pela Jornalista Mônica Carvalho. Em 2025 foram 12 pessoas entrevistadas. A maioria delas, mulheres. Na terceira terça-feira de cada mês, das 19 às 20h,  especialistas de todo país  falam sobre cuidado coletivo, envelhecimento, saúde mental, demências e políticas públicas. As entrevistas ficam disponíveis gratuitamente no Canal do YouTube Coletivo Filhas da Mãe.

Nossos projetos levam em conta a solidão de quem cuida e a promoção da saúde física e emocional dessas pessoas. E é pensando nisso que são realizadas oficinas e projetos gratuitos.  Uma delas são as Oficinas de Escrita Criativa. Duas vezes ao ano, pessoas que  cuidam famíliares, amigas ou vizinhas e pessoas em processo de envelhecimento são incentivadas a escrever sobre seus sentimentos e vivências. Este projeto existe desde 2022 e é aberto à comunidade.

Na próxima edição segue o balanço das atividades de 2025: caminhadas,  participação do Coletivo na construção de  conferências e políticas públicas, as campanhas que realizamos, como a campanha de vídeo Homens que Apóiam e Defendem as Mulheres.

Essas atividades envolvem a participação de cerca de 100 pessoas, entre voluntárias, entidade parceiras, pessoas que escreveram no Blog e convidadas para o programa Terceiras Intenções, sem contar quem participou dos projetos. A todas, nossa gratidão.

Cosette Castro

Publicado por
Cosette Castro

Posts recentes

Não é Não e o Cuidado Coletivo

Cosette Castro Brasília – Enquanto o Brasil se prepara para brincar o carnaval 2026, aumentam…

2 dias atrás

O Normal é Ser Feliz

Cosette Castro Brasília - O dia após o Esquenta Carnaval do Bloco Filhas da Mãe…

6 dias atrás

Domingo Tem Esquenta Carnaval

Cosette Castro Brasília - Na mesma semana em que o Congresso Nacional comprovou mais uma…

1 semana atrás

Filhas da Mãe Estão Chegando

Cosette Castro Brasília - A cultura brasileira está em festa. Em menos de um mês…

2 semanas atrás

A Cidade Como Espaço de Conexão

Cosette Castro & Sofia Duarte Brasília - Em um mundo em constante estímulo ao individualismo,…

2 semanas atrás

Queridos Homens

Cosette Castro Brasília - Queridos homens, Desde o dia 1º de dezembro, o Coletivo Filhas da…

3 semanas atrás