Vem Aí o Projeto Um Dia no Parque

Publicado em Cuidado e Autocuidado

Cosette Castro

Brasília – No inverno, com dias nublados, vento e temperaturas mais baixas, a vontade de sair da cama para caminhar é drasticamente reduzida. Dá vontade de ficar sob os cobertores. No quentinho. Lendo, dormindo, assistindo um filme ou série. Dá vontade de hibernar e se proteger, como no tempo das cavernas

Ainda assim, é preciso levantar para trabalhar de forma remunerada ou trabalhar cuidando sem remuneração.

Sair para caminhar várias vezes na semana não é fácil, mesmo que a maior parte das pessoas levante da cama todos os dias e caminhe. Em geral,  as pessoas caminham “no automático”. Nem se dão conta que o corpo precisa desses movimentos para exercitar os músculos, ativar a circulação e se autoproteger.

Há também aquelas pessoas que levantam da cama, desafiam o frio e saem a caminhar. Sozinhas ou em grupo. Além do exercício, elas querem se movimentar, conhecer parques, encontrar pessoas, estar na natureza e se conectar.

Toda caminhada, ainda que ocorra no mesmo local, é diferente. Seja pelo conhecimento compartilhado sobre o parque, sobre árvores, plantas, frutas, sobre animais ou pássaros, seja pelas pessoas e suas histórias. Ou pela possibilidade de perceber novas cores, sons e cheiros durante o percurso.

Em 2023 o Coletivo Filhas da Mãe criou o projeto Caminhantes visitando diferentes parques todos os domingos pela manhã. A proposta é estimular pessoas que cuidam famíliares com demência (inclusive outras doenças), amigas e vizinhas, assim como pessoas em processo de envelhecimento, a sair de casa. Os encontros são abertos e gratuitos para a população.

Este ano vamos participar mais uma vez do projeto “Um Dia no Parque” que acontecerá no próximo domingo, 20 de julho. A proposta é celebrar o Dia da amiga e do amigo e os 25 anos do Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC).

O tema de 2025 é “Protegendo o que nos conecta”, com foco em visitas a Unidades de Conservação e atividades ao ar livre. E também chamar atenção sobre a importância do cuidado e manutenção das áreas protegidas.

No domingo, 20/07, o Coletivo Filhas da Mãe estará no Parque da Cidade, com encontro às 8h45 no estacionamento 07 e saída às 9h.

Depois da caminhada e do lanche compartilhado será realizada uma oficina gratuita de Aproximação ao Desenho da Natureza, sob a coordenação da professora Jurema Oliveira, do Desenhar Brasília. Sempre é tempo de aprender ou desenvolver novas habilidades.

Atenção: Hoje, dia 14, é o último dia para votar na Consulta Pública CONITEC nº 51/2025 que trata sobre o novo Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas (PCDT) para o tratamento do Alzheimer no SUS. Para participar, 1. entre na plataforma e-gov (AQUI), 2.crie ou digite a sua senha, 3. conheça o relatório (AQUI), 4.responda o formulário online e 5. sugira melhorias à proposta. Conheça AQUI as sugestões do Coletivo.

PS: Conheça as fotos e vídeos produzidos no domingo, 13, no Parque Ecológico Ezechias Heringer no Guará 2.  AQUI.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*