ONU na Defesa das Pessoas Idosas

Compartilhe

Cosette Castro

Brasília –  O dia 03 abril  ficará marcado na história dos direitos humanos das pessoas idosas.

Esta semana a Organização das Nações Unidas (ONU) aprovou por unanimidade a adoção de um novo grupo de trabalho (GT) intergovernamental. Ele vai redigir documento para reforçar os direitos das pessoas idosas e realizará Convenção Internacional sobre o tema. A primeira reunião do GT deverá ser realizada antes do final do ano.

A resolução marca o compromisso global de promover e proteger os direitos fundamentais das pessoas idosas através de um documento jurídico vinculativo. Ou seja, o grupo de trabalho redigirá e negociará um documento promovendo e vinculando juridicamente os direitos das pessoas idosas ao direito internacional.

Em  mundo em processo de envelhecimento, as pessoas idosas terão, juridicamente, mais chance de sair da invisibilidade e ter seus direitos humanos garantidos e respeitados.

Esse documento deverá influenciar as próximas discussões e decisões da Década do Envelhecimento Saudável (2021-2030) e da Cúpula Mundial do Desenvolvimento Social da ONU que, em 2025, acontecerá no Catar.

Também deverá repercutir nas políticas públicas a serem adotadas nos 47 países que fazem parte da ONU. Entre eles o Brasil, um dos países líderes na aprovação da nova resolução.

Parabéns ao esforço de todos os movimentos sociais que atuam na defesa dos direitos humanos das pessoas idosas. Sejam eles locais, nacionais e internacionais. Ações como campanhas internacionais em defesa das pessoas idosas, entrega de declarações e realização de reuniões paralelas às da ONU, contribuiram para essa decisão histórica.

Um grande passo foi dado para melhorar a qualidade de vida das pessoas idosas e garantir a dignidade de milhões de pessoas. 35 milhões delas vivem  atualmente no Brasil (IBGE, 2024).

A estimativa do Relatório Social 2023 da ONU é de que, em 2050, haverá 1,6 bilhões de pessoas idosas no mundo. Cerca de 70 milhões no Brasil, de acordo com as projeções do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

As pessoas idosas de hoje e de amanhã precisam  urgente de respeito e proteção social.

PS: Neste domingo, 06 de abril, o Coletivo Filhas da Mãe seguirá estimulando a saúde física e mental de quem cuida familiares com demência. A partir das 8h30 acontecerá mais uma caminhada no Parque Olhos D’Água, na 413 Norte. O encontro será na entrada do Parque, logo após os banheiros. A partir das 10h,   começa sessão de música gratuita com o grupo Café com Chorinho.

PS 2: No domingo, 06, é comemorado o dia mundial da atividade física. Mais um bom motivo para sair a caminhar no domingo.

Cosette Castro

Posts recentes

Vem Aí as Oficinas Pré-Carnaval do Bloco Filhas da Mãe

Cosette Castro Brasília – Esta foi uma semana de comemoração pelo reconhecimento internacional do cinema…

13 horas atrás

Por um Carnaval Sem Violências

Cosette Castro Brasília - Hoje acordei com a boca cheia de perguntas. Essas perguntas dizem…

4 dias atrás

Quem Cuida de Quem Cuida?, 06 Anos Depois

Cosette Castro Brasília - Quando começamos a idealizar o Coletivo Filhas da Mãe, no segundo…

1 semana atrás

A Vida Entre Pequenas e Grandes Violências Cotidianas

Cosette Castro Brasília – O machismo estrutural  naturalizado entre homens, mesmo os progressistas,  ainda me surpreende.…

2 semanas atrás

Nem Gerente, Nem Malabarista. Cuidadora Familiar

Cosette Castro Brasília – Enquanto tiro uns dias para descansar, atualizo um dos primeiros textos…

2 semanas atrás

Coletivo Filhas da Mãe Completa 06 Anos

Cosette Castro Brasília - No Coletivo Filhas da Mãe seguimos festejando. Há 06 anos  caminhamos…

3 semanas atrás