É Carnaval nas Ruas do Brasil

Compartilhe

Cosette Castro

Brasília – A semana começou com a despedida de Nisia Trindade do Ministério da Saúde em meio aos preparativos oficiais para o Carnaval 2025.

A Ministra que sai sob aplausos,  será substituida dia 06 de março pelo então Ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha. Médico, ele já esteve duas vezes no comando da Saúde durante os governos Lula e Dilma.

Durante os dois anos à frente do Ministério, Nísia Trindade reconstruiu a saúde pública no Brasil, fortalecendo o Sistema Único de Saúde (SUS), ampliando as campanhas de vacinação e contratando 27 mil novos profissionais para o Programa Mais Médicos. Também entregou mais de 3 mil ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvil de Urgência (SAMU). O serviço atende gratuitamente situações de urgência e emergência 24 horas durante todo o ano.

Nisia Trindade se despede do Ministério entregando à população a vacina nacional de dose única contra a dengue que será oferecida a pessoas entre 02 a 59 anos a partir de 2026. Já Alexandre Padilha chega com o desafio de reduzir o tempo de espera para atendimento no SUS.

Enquanto a transição vai acontecendo no Ministério da Saúde, o carnaval 2025 bate na porta de brasileiras e brasileiros. Foliões de todo o país já estão se preparando para brincar. Ou começaram a dancar nas festas de Esquenta Carnaval, como a do Bloco Filhas da Mãe que aconteceu dia 16/02, em Brasília. (Veja aqui fotos e vídeos).

Outros, vão aproveitar esses dias para descansar. E há aquelas, como quem cuida um ou mais familiares sem recursos para pagar profissionais, que seguirão cuidando também durante os festejos.

Para quem vai brincar o carnaval em Brasília,  a novidade é que, este ano, o transporte público será gratuito entre os dias 1º a 4 de março, de sábado a terça-feira. Mas será necessário usar um cartão — de crédito, débito ou o próprio cartão mobilidade — para passar nas catracas. O valor não será debitado.

Em 2025 estão sendo esperados oficialmente 60 blocos espalhados em diferentes locais do Distrito Federal. Mas há muitos outros blocos se forem contados aqueles que saem em cortejo pelas ruas dos bairros do Distrito Federal. Conheça aqui a programação oficial.

No ano passado a Secretaria de Cultura estimou que 1,7 milhão de pessoas brincaram e dançaram no Distrito Federal ao ritmo de samba, maracatu, frevo e axé, entre outros.

Em 2025 a Caixa Cultural incluiu a energia contagiante do Baile do Mestre Cupijó, do Pará, com entrada gratuita para esquentar o carnaval. A última apresentação com as músicas do inventor do siriá, acontece nesta sexta, 28, às 20h, em Brasília. Os ingressos serão liberados duas horas antes.

Independente do ritmo, na rua lembre de tomar água e se alimentar. Leve chapéu e protetor solar. Baixe o app Celular Seguro, que é gratuito, e cuide dos seus pertences. Ande em grupo e avise para onde está indo, caso decida ir embora.

No Coletivo Filhas da Mãe apoiamos a Campanha Não é Não.

Ajude a divulgar a campanha contra o assédio às mulheres no carnaval. NÃO É NÃO em qualquer hora, lugar e momento. E beijo “roubado” não é brincadeira. É assédio.

Cosette Castro

Posts recentes

Desejos para 2026

Cosette Castro Brasília – Para muitos, logo após a comemoração do fim do ano vem…

2 dias atrás

Que Venha 2026

Cosette Castro Brasília - Esse período entre as festas de Natal e ano Novo é…

5 dias atrás

A 6a. Conadipi, as Demências e o Natal

Cosette Castro & Eliana Graça Brasília - Faltam dois dias para as comemorações de Natal.…

1 semana atrás

Um Comitê Estratégico para o Cuidado Coletivo

Cosette Castro Brasília - Esta semana as organizações da sociedade civil  e as pessoas com …

2 semanas atrás

Uma Semana de Cuidados

Cosette Castro Brasília - Um dia após o ato nacional em defesa da democracia, contra…

2 semanas atrás

O Alzheimer, a Democracia e o Assédio a Parlamentares

Cosette Castro Brasília – No Coletivo Filhas da Mãe diariamente damos apoio às pessoas que…

3 semanas atrás