Hoje é Dia de Gratidão

Compartilhe

Cosette Castro

Brasília – Hoje é dia de gratidão. No domingo, 16, o Bloco Filhas da Mãe realizou o seu primeiro Esquenta Carnaval de 2025 e ainda estamos emocionadas.

Este ano a festa aconteceu mais uma vez na Asa Sul. Mudamos o endereço, mas a diversão, a brincadeira e o encontro seguiram garantidos. Este ano fomos acolhidas pelo Beco da Infinu e deu tudo certo. Nossa gratidão ao Cecéu, ao Miguel e toda equipe.

Tivemos novidades em 2025. Primeiro a Marchinha “Ninguém Solta a Mão de Ninguém” foi interpretada ao vivo pela cantora e jornalista Ana Pimentah, a primeira pessoa a gravar a música em estúdio ao lado de duas das fundadoras do Coletivo Filhas da Mãe em 2020.

Este também foi o primeiro ano que o autor da marchinha, o músico e pesquisador André Barbosa Filho, teve a oportunidade de cantar com o Bloco Filhas da Mãe a sua composição. Foi emoção dupla no ano que o Coletivo completa 05 anos. E dupla a nossa gratidão.

Em 2025 tivemos pela primeira vez uma banca do Bloco com adereços de carnaval produzidos pelas cuidadoras e ex-cuidadoras voluntárias do Coletivo e também camisetas comemorativas.  Sem contar a produção de cartazes alusivos ao Carnaval 2025.

Todo esse trabalho voluntário e invisível  que começou em janeiro, é realizado para levantar fundos para os projetos do Coletivo Filhas da Mãe. É também um espaço de encontro, muita conversa e novas aprendizagens entre as mulheres cuidadoras e ex-cuidadoras. A todas essas mulheres incríveis, gratidão.

No domingo, as Filhas da Mãe distribuiram flores de papel com mensagens lembrando a importância da corresponsabilidade do cuidado masculino e do estímulo à criação de uma Sociedade do Cuidado. Vejam as fotos e vídeos no instagram @blocofilhas da mãe.

As flores foram confeccionadas no sábado, dia 15, enquanto um outro grupo de voluntárias preparava os cartazes que coloriram a tarde. Elas seguiram produzindo flores no domingo em meio à musica e à brincadeira.

Entre os cartazes estava “Eu Te Cuido, Tu Me Cuidas” e “Ninguém Solta Mãe de Ninguém” lembrando que o Bloco faz parte de uma rede de apoio e solidariedade às pessoas que cuidam sem remuneração e que se expande diariamente. Nossa gratidão à Maria do Carmo Albuquerque, ex-cuidadora e apoiadora do Coletivo, por ensinar a confeccionar as flores em diferentes oficinas desde 2023.

Além disso, este ano tivemos duas fanfarras que fizeram nosso coração transbordar de alegria e gratidão.

A primeira a alegrar a tarde de domingo foi a fanfarra inclusiva “Me Chame Pelo Nome” que, pela primeira vez, prestigiou o Bloco Filhas da Mãe com a sua  arte. E a partir das 16h, tivemos a presença maravilhosa da fanfarra “Capivareta Repercursiva” que, em 2025, trouxe sua mascote. Aos dois grupos, a gratidão do Bloco e do Coletivo Filhas da Mãe.

Uma das cenas mais bonitas da tarde foi o encontro da mascote da fanfarra Capivareta Repercursiva, conduzida por Hellen Frida, com a mascote  do Bloco, a CuidaDina, a dinossaura concebida por Leandra Lofego, da coordenação do Coletivo e conduzida por seus filhos. Para quem ainda não conhece, a Cuidadina vem cuidando sem remuneração desde a pré-historia. A essas pessoas que contagiam expandindo alegria, nossa gratidão.

Da pra entender por que hoje o Blog demorou tanto para ser publicado? Foi muita emoção. Muita alegria.

Ainda estamos desfrutando o encontro com amigos e amigas, com nossos parceiros e parceiras, lembrando que também conhecemos novas amigas e amigos no domingo. E contamos com a participação de diferentes gerações de mulheres cuidadoras e suas famílias. Inclusive daquelas cujos familiares com demência já faleceram, mas seguem apoiando o Bloco Filhas da Mãe.

PS: Veja as fotos e vídeos do álbum compartilhado – Esquenta Carnaval 2025 AQUI.

PS 2: Veja também as gravações feitas pela TV Comunitária de Brasília. Link 1 e Link 2 no Facebook. Gratidão!

Cosette Castro

Posts recentes

Lula e o Fim da Violência às Mulheres

Cosette Castro Brasília - Esta semana o Presidente Lula mais uma vez fez história. Como…

2 dias atrás

A Gente Combinamos de Não Morrer

Cosette Castro & Maria Bezerra Brasília – Dezembro começa com o Dia Mundial de Luta…

6 dias atrás

A vitória da Sociedade do Cuidado

Natalia Duarte Brasília – O Brasil é um país de contradições gritantes. Vivemos uma semana…

1 semana atrás

Dia 25 é Dia de Cuidado Coletivo

Cosette Castro Brasília - Na terça-feira, dia 25, é o Dia Internacional pelo Fim da…

2 semanas atrás

21 Dias de Cuidado Coletivo

Cosette Castro Brasília - Hoje eu gostaria de começar o Blog escrevendo como é bom…

2 semanas atrás

O Lugar da Morte na Cultura Ocidental

Cosette Castro Brasília - Novembro é conhecido pelo Dia de Finados, um feriado cristão. No…

3 semanas atrás