Você Conhece o Bloco Filhas da Mãe?

Compartilhe

Cosette Castro

Brasília – Ao completar 05 anos de atividades estimulando uma Sociedade do Cuidado, o Coletivo Filhas da Mãe tem novidades para contar.

Nas horas livres, as cuidadoras familiares, amigas e vizinhas que cuidam sem remuneração e ex-cuidadoras familiares estão se organizando para brincar o Carnaval 2025 em Brasília. Todas as pessoas, independente da idade, são bem vindas.

Pode não parecer, mas dá trabalho preparar um Bloco de Carnaval informal, sem apoio financeiro. O Bloco Filhas da Mãe foi criado em janeiro de 2020, pouco antes da pandemia. Seguiu virtual durante o Covid-19 e voltou às ruas em 2023 e 2024.

Cena do Pós Carnaval em 2024 no Eixão Norte em Brasília

A proposta foi criar o primeiro Bloco de Carnaval do Brasil para, além de brincar e se divertir,  chamar atenção sobre a invisibilidade do cuidado não remunerado, sobre memória (individual e coletiva) e sobre demências. E, ao mesmo tempo, ocupar as ruas da Capital Federal em diferentes momentos.

O primeiro momento começa dois meses antes do carnaval. E envolve oficinas gratuitas de Samba no Pé, estandarte e materiais de carnaval, como tiaras, ombreiras, camisetas e brincos. Esses materiais estão sendo vendidos para apoiar os custos do Carnaval 2025.

O segundo momento, também pré-carnaval, é o ESQUENTA CARNAVAL. Em 2025, o ESQUENTA CARNAVAL do Bloco Filhas da Mãe vai acontecer dia 16 de fevereiro, domingo, no Beco da Infinu, localizado na Quadra 506, da Asa Sul.

A partir das 13h30 serão realizadas oficinas gratuitas, entre elas a de customização de camisetas (leve a sua camiseta). E, a partir das 15h, a Fanfarra da Capivareta Repercussiva vai alegrar os foliões.

Em 2020 o Bloco ganhou marchinha própria, criada por André Barbosa Filho. A Marchinha “Ninguém Solta a Mão de Ninguém” chama a atenção para Quem Cuida de Quem Cuida em um país em processo de envelhecimento. (Conheça a marchinha aqui)

Diferente de outros Blocos de Carnaval, o Filhas da Mãe não sai durante os dias de folia. Volta às ruas no domingo Pós-Carnaval em parceria com o Coletivo dos Blocos da Saúde Mental do Distrito Federal.

No dia 09 de março realizará cortejo no Eixão Norte com o Coletivo dos Blocos da Saúde Mental do Distrito Federal, coordenado pelo Bloco do Rivotrio.  (Aguarde a programação de 2025)

PS: Para acompanhar as atividades do Bloco Filhas da Mãe busque o @blocofilhasdamãe no Instagram e a página do Coletivo Filhas da Mãe no Facebook.

Cosette Castro

Posts recentes

O BRICS, o STF e a Turma da Mônica

Cosette Castro Brasília - Esta é uma semana histórica para o país na área econômica,…

6 horas atrás

A Solidão, a Vida e a Morte

Cosette Castro & Marie Togashi Brasília - A morte solitária do ex-ator de Hollywood Gene…

4 dias atrás

A Política Nacional de Cuidados e o Índice de Felicidade Interna

Cosette Castro Brasília - Esta semana o tema dos cuidados como política pública voltou à…

7 dias atrás

Gene Hackman, os EUA e o Brasil

Cosette Castro Brasília - Há alguns dias li um texto que comenta sobre a morte do…

2 semanas atrás

Criada Frente Parlamentar pelo Direito das Pessoas com Epilepsia

Cosette Castro, Maria Alice Susemihl & Julino Rodrigues Brasília - No Brasil milhões de pessoas precisam…

2 semanas atrás

Depois do Carnaval Tem Roda de Conversa

Brasília - Este fim de semana o Coletivo Filhas da Mãe participou de intensas atividades…

3 semanas atrás