Cosette Castro
Brasília – Prestes a comemorar cinco anos de atividades, o Coletivo Filhas da Mãe estará presente na 10a. edição da Semana de Inovação que este ano tem como tema “Novas Formas de Cuidar”. Este é um tema que está no centro das discussões do governo federal e das ações do Coletivo que surgiu a partir da pergunta: Quem Cuida de Quem Cuida?
O projeto coordenado pela Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) conta com a participação de ministérios e outras instituições e acontecerá em Brasília nos dias 29, 30 e 31 de outubro. As inscrições estão abertas e as pessoas podem escolher participar em palestras, debates, exposições e oficinas. Ao todo haverá 136 atividades abertas à população nos formatos presencial e online, sendo 34 no formato virtual.
A Semana de Inovação é um encontro gratuito e aberto ao público que possibilita reflexão e apresenta boas práticas para a transformação governamental em diferentes áreas de atuação. E também para a transformação individual e coletiva. Conheça a programação Aqui.
Divulgação do Instagram Semana de Inovação
O tema “Novas Formas de Cuidar” é um reflexo dos novos tempos, mas também de muita reflexão e lutas do movimento feminista. A Semana de Inovação leva em conta o cuidado como uma corresponsabilidade coletiva e não mais um trabalho gratuito e invisível até então realizado por mulheres.
No Coletivo Filhas da Mãe consideramos o tema “Novas Formas de Cuidar” urgente para sair da Sociedade da Violência em que nos encontramos.
É preciso pensar e propor formas de construir uma Sociedade do Cuidado, levando em conta modelos inclusivos de cidades que respeitem as diferentes idades, raças, gênero, corpos, subjetividades, e territorialidades. E também novas formas de pensar o Estado e a governabilidade respeitando as boas práticas existentes para promover ciclos de vida saudáveis, ativos e participativos, independente da idade.
Dia 30, na sala 112, na ENAP
Enquanto ocorre a Semana de Inovação, tramita no Congresso a PEC 14 que inclui na Constituição o cuidado como direito fundamental, ao lado do direito à educação, à moradia, à saúde, entre outros. Também tramita no Congresso Nacional o Projeto de Lei que institui a Política Nacional de Cuidados.
A aprovação da PEC 14 e da Política Nacional de Cuidados são passos importantes para tirar as mulheres da invisibilidade. Sejam elas cuidadoras familiares que trabalham gratuitamente, sejam cuidadoras com remuneração que até hoje não tiveram a profissão reconhecida. E para incluir os homens como corresponsáveis pelo cuidado, seja na família, seja na gestão pública ou privada.
PS: A abertura do evento no dia 29/10 não acontece por acaso. No ano passado a ONU instituiu o dia 29 de outubro como dia internacional do cuidado.
Cosette Castro Brasília - A semana passada foi intensa em todos os sentidos. Hoje destacamos…
Cosette Castro Brasília - Às vezes, quando ficamos sem palavras frente a uma situação ou…
Cosette Castro & Vicente Faleiros Brasília - A disputa pelo dinheiro público do orçamento da…
Cosette Castro Brasília - Em tempos de negação constante da morte, o filme O Quarto…
Cosette Castro Brasília - Este foi um fim de semana especial. Começou o novembro negro…
Cosette Castro Brasília - Seis anos, sete meses e 17 dias. A Justiça é lenta,…