Tempos de Chuva e Ressignificações

Compartilhe

Cosette Castro

Brasília – A vida é composta de alegrias, tristezas e ressignificações. Na Capital Federal não é diferente.

Na mesma semana em que se comemora a aprovação do Plano de Uso e Ocupação do Eixão do Lazer,  um espaço de encontro, cultura e práticas esportivas para toda população, é preciso seguir o tempo das despedidas. Algo natural quando existe vida e ela é pulsante.

A primeira despedida é a do cineasta  Vladimir Carvalho, que faleceu na quinta, 24/10, aos 89 anos. Um paraibano que adotou a Capital Federal, foi professor da UnB e documentarista conhecido internacionalmente. Uma pessoa fundamental para a história do cinema brasileiro. Ler mais aqui.

A despedida na área da cultura e das artes não para por aí.  Enquanto escrevia o Blog recebi a notícia de que na madrugada desta sexta, 25/10, o  artista plástico, professor e arquiteto  Elder Rocha Lima, de 96 anos,  foi pintar em outros planos. Logo ele, com  mais de 25 exposições, entre individuais e coletiva, e uma longa história de arte vinculada ao Distrito Federal e a Goiás. Conheça um pouco da obra do presidente da Fundação Bertran Fleury AQUI.

Diferente do que muitas  pessoas imaginam, as despedidas não trazem apenas tristezas. Elas nos presenteiam também com as boas lembranças e trazem a tona à beleza da vida, ainda mais quando foi possível compartilhar bons momentos em comum.

Quando as pessoas que partem são referências no âmbito pessoal e coletivo,  é uma honra tê-las conhecido principalmente porque representam uma vida repleta de atividades, cultura, debates e legado para as próximas gerações.

A história de Valdimir Carvalho  e Elder Rocha Lima são um exemplo de que a vida após os 60 anos passa por ressignificações, adequações às novas fases, mas que é possível seguir bem aos 70, 80 e 90 anos.

No mês da pessoa idosa, repleto de comemorações, eventos e chegada de  novas políticas públicas, saudamos o envelhecimento saudável, ativo e participativo em um país com tantas desigualdades.

Cosette Castro

Posts recentes

Desejos para 2026

Cosette Castro Brasília – Para muitos, logo após a comemoração do fim do ano vem…

2 dias atrás

Que Venha 2026

Cosette Castro Brasília - Esse período entre as festas de Natal e ano Novo é…

5 dias atrás

A 6a. Conadipi, as Demências e o Natal

Cosette Castro & Eliana Graça Brasília - Faltam dois dias para as comemorações de Natal.…

1 semana atrás

Um Comitê Estratégico para o Cuidado Coletivo

Cosette Castro Brasília - Esta semana as organizações da sociedade civil  e as pessoas com …

2 semanas atrás

Uma Semana de Cuidados

Cosette Castro Brasília - Um dia após o ato nacional em defesa da democracia, contra…

2 semanas atrás

O Alzheimer, a Democracia e o Assédio a Parlamentares

Cosette Castro Brasília – No Coletivo Filhas da Mãe diariamente damos apoio às pessoas que…

3 semanas atrás