Quando o Longe Fica Ainda Mais Distante

Publicado em Sem categoria

Cosette Castro & Flavia Pires

Brasília – Na mesma semana em que o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) encaminhou ao Presidente Lula o Projeto de Lei da Política Nacional de Cuidados, começamos a 4a. edição do Projeto Filhas da Mãe Contam Historias.

A partir de hoje abriremos o Blog nas sextas-feiras para ouvir relatos verdadeiros enviados por pessoas que cuidam familiares com demência, entre elas o Alzheimer.  Ou sejam, cuidam sem remuneração. As historias podem ser divertidas, tristes ou desafiantes.

Quem abre a Edição 2024 é a jornalista e empresária Flavia Pires, criadora da plataforma online Tech Care Dia a Dia, a quem agradecemos a coragem do relato.

Flavia Pires – “Em outra oportunidade, me foi concedido esse espaço para falar sobre a necessidade de aperfeiçoar as formas de realizar cuidados, de modo a evitar erros que resultam em internações que afetem a qualidade de vida dos nossos entes queridos. Foi com esse foco, que decidi desenvolver a plataforma Tech Care Dia a Dia.

Animada com o mundo digital e com a possibilidade minimizar os riscos, comecei a monitorar a minha mãe, que morava em Recife, e eu em Brasília, também por meio de câmeras. A plataforma teve muita aceitação por parte das cuidadoras  familiares que, mais empoderadas, podiam demonstrar todo o cumprimento das rotinas como registro da medicação, cálculo da hidratação, entre outros.

Aparelhada digitalmente, parecia que ia entrar em uma zona de segurança, mesmo morando longe. Qual o quê.

A internação da minha mãe, por erro de interpretação de um pequeno sangramento informado pela cuidadora, resultou em mais de dois meses de hospital, perda da sua saúde e total debilidade. Foram quatro bactérias e um vírus, o do Covid, adquiridos no hospital conhecido como “um dos melhores de Recife”.

Capital de Giro – O sistema de saúde brasileiro passa por “desequilíbrio financeiro” na área de saúde, pelo fato de os Planos de Saúde repassarem os gastos dos hospitais, com as internações e procedimentos, após 60 dias. O que, parece ocorrer e, me desculpe se estou enganada, é que as pessoas com idade avançada estão em sendo mantidas durante mais tempo hospitalizadas. Hoje é muito comum, mas não podemos nos acostumar com o que está acontecendo.

Erro Fatal – Quando conseguimos a alta da minha mãe, passamos a administrar a fragilidade do controle dos serviços da Home Care com suas prescrições impressas, algumas páginas duplicadas, profissionais inexperientes e muito rodízio.

Um mês depois vi pelas câmeras o que gostaria de nunca ter visto.

Assisti, desde Brasília, a técnica preparando uma medicação injetável que não estava no aplicativo naquele horário. Passei pela pior experiência de minha vida, pois assisti a morte de minha mãe. Foi com a administração de um opioide para dor, diretamente na veia, enquanto eu ligava para a minha irmã que se encontrava em outro cômodo da casa.

Não deu tempo de impedir esse erro fatal.

O que da para extrair dessa realidade é que as internações hospitalares degradam a saúde dos pacientes idosos e, portanto, não existe a recuperação plena da qualidade de vida anterior.

E os meios de acompanhamento tecnológicos, ainda que possam ajudar muito, não evitam os graves danos causados pela falta de formação dos profissionais, das disputas e interesses econômicos de hospitais e empresas de Home Care.

Para construir uma Sociedade do Cuidado, temos um caminho muito longo a percorrer”.

PS: Se você cuida um ou mais familiares e quer participar da 4a. Edição do Projeto Filhas da Mãe Contam Historias, basta enviar seu relato de 450 palavras para o novo e-mail do Coletivo:  coletivofilhasdamae@gmail.com ou para o instagram @blocofilhasdamae.

PS1: Como contar uma historia? Sugerimos que você escreva como se tivesse escrevendo uma carta ou como se chegasse em casa e contasse algo para uma pessoa amiga. O relato pode ser baseado em uma vivência divertida, triste ou desafiadora.  Não esqueça de se apresentar em separado, em umas quatro linhas, contando como se tornou uma pessoa que cuida. Esperamos você!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*