Ana Castro & Cosette Castro
Brasília – A última semana de março está sendo uma semana intensa de debates e reflexões Debatemos sobre Alzheimer, cuidado, políticas públicas de saúde e solidariedade.
Começamos cuidando do Coletivo ao participar em São Paulo do Fórum Atores Sociais da Saúde 2.0.
O evento, que se encontra na sétima edição, foi criado pela Ong Amigos Múltiplos da Esclerose (AME) em 2016. Na primeira edição de 2023, ocorreu em parceria com a Ong Crônicos do Dia a Dia (CDD).
Foram dois dias intensos de palestras, escuta, conversas e workshops. Estiveram presentes representantes de associações como a de esclerose múltipla, de doenças de pele, de hemofilia e de demências, como o Alzheimer, entre outras. E só essa convivência já foi gratificante.
Mas teve mais. Palestras e workshops foram voltados para profissionalização da gestão. Para inovação. Para busca de projetos de sustentabilidade. E para importância de pensar o projeto como um todo, sem esquecer políticas públicas de saúde e cuidado.
No Coletivo Filhas da Mãe por exemplo, cada projeto que chega até você requer esforço coletivo, organização, planejamento recursos e divulgação. Um trabalho até hoje invisível e gratuito, como o das cuidadoras familiares.
Em Brasília participamos presencial e virtualmente do seminário Cuidado, Verbo Transitivo realizado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA).
O Seminário mostrou, desde diferentes perspectivas, inclusive geracionais, como o cuidado no Brasil tem raça ( negra) e gênero ( mulheres). E como ocorre de forma gratuita no caso do cuidado familiar ou como funciona de forma precària, no caso cuidado profissional. Também apontou para a necessidade de políticas públicas de cuidado.
A semana não parou aí. Hoje, sexta-feira, vamos debater sobre saúde pública ao participar da Conferência Regional da Saúde da Região Central do Distrito Federal.
Vamos em grupo levar as 14 propostas e 10 moções aprovadas na Conferência Livre de Saúde Mental e Envelhecimento. A Conferência Livre foi organizada pelo Coletivo Filhas da Mãe e pelo Fórum Distrital da Sociedade Civil em Defesa da Pessoa Idosa no final de fevereiro.
Solidariedade – pra colocar na agenda
A solidariedade e o afeto fazem milagres e revolucionam o mundo. Também possibilitam dar outro sentido às dores emocionais, como a tristeza e a angústia de cuidar de uma pessoa querida com Alzheimer.
No sábado, dia 01 de abril, a partir das 16h, Natália Duarte e o seu pai, o seu Ítalo, convidam os participantes do Coletivo Filhas da Mãe, parceiros e amigos para participarem do BAZAR DA DONA MARIA, uma homenagem à mãe.
Vai ter BAZAR, festa e dança até às 23h no Lago Sul.
Por 50 reais você tem direito a levar um produto do BAZAR, com bebida e lanchinho incluídos. A renda será revertida a projetos do Coletivo Filhas da Mãe.
Local: SHIS QI 27, conjunto. 11 casa 21, Lago Sul, Brasília.
Esperamos você, sua família e amigos!
#JuntasSomosMaisFortes
Cosette Castro Brasília - A semana passada foi intensa em todos os sentidos. Hoje destacamos…
Cosette Castro Brasília - Às vezes, quando ficamos sem palavras frente a uma situação ou…
Cosette Castro & Vicente Faleiros Brasília - A disputa pelo dinheiro público do orçamento da…
Cosette Castro Brasília - Em tempos de negação constante da morte, o filme O Quarto…
Cosette Castro Brasília - Este foi um fim de semana especial. Começou o novembro negro…
Cosette Castro Brasília - Seis anos, sete meses e 17 dias. A Justiça é lenta,…