Ana Castro & Cosette Castro
Brasília – Entrou dezembro e o tempo se acelerou ainda mais. Tempos de Copa do Mundo 2022, de gabinete de transição, festejos natalinos e projetos que se encerram.
Esta semana termina mais um projeto do Coletivo Filhas da Mãe: a 1a. Roda de Cuidado e Autocuidado Entre Mulheres Cuidadoras. Um espaço de fala e de escuta em grupo que se encerra na próxima sexta-feira, dia 09 de dezembro. Foram 13 encontros semanais presenciais de cuidado coletivo e autocuidado entre mulheres que foi muito além da questão das demências.
Por outro lado, na quinta-feira, dia 08, acontecerá o lançamento online do Estudo Sobre Pessoas Idosas com Demências e Cuidadores no DF, resultado da pesquisa realizada pelo Instituto Ipê, ex-Codeplan. O projeto, que começou a ser desenhado em 2021, foi uma proposta do Coletivo Filhas da Mãe e do Fórum Distrital em Defesa da Pessoa Idosa, que recebeu emenda parlamentar da Deputada Arlete Sampaio para ser desenvolvido.
E, em duas semanas, mais um projeto do Coletivo Filhas da Mãe estará “saindo do forno”. Demorou quase um ano, mas o nosso primeiro livro logo chegará às ruas.
Já está na gráfica o livro Filhas da Mãe com Muito Orgulho, Apesar da Pandemia e das Demências. O selo é da Portal Edições, responsável também pelo Portal do Envelhecimento. Em Brasília, o lançamento está previsto para o dia 20, a partir das 18h, no Livraria e Cafeteria Sebinho (CLN 406, bloco C, loja 44).
A obra, dividida em 4 seções (Cuidado e Autocuidado, Demências, Políticas Públicas e Envelhecimento) tem 244 páginas. Elas contém a seleção de artigos publicados no Blog do Coletivo no Correio Braziliense no seu primeiro ano (março de 2021 a março de 2022).
Não foi fácil fazer a seleção. Muita emoção envolvida na hora de reler e cortar textos. Mas contamos com a ajuda da professora e participante do Coletivo, Natália Duarte. Sua presença foi essencial também na hora de revisar os textos.
Enquanto o Dia 20 Não Chega…
Enquanto o dia 20 não chega, aproveitamos para divulgar uma obra de relevância no combate ao etarismo, idadismo ou velhofobia, diferentes termos para se referir ao preconceito contra as pessoas 60+. Um tema que abordamos com frequência neste Blog.
Trata-se do Glossário Coletivo de Enfrentamento ao Idadismo, elaborado pela Longevida, consultoria da área do envelhecimento e que foi elaborado em parceria com entidades de cinco regiões do Brasil. O lançamento vai acontecer nesta segunda-feira, 05 de dezembro, às 9h30, online.
O Glossário se encontra na 2a. Edição e os responsáveis garantem que haverá 3a edição em 2023. A transmissão online será feita pela Escola do Parlamento da Câmara Municipal de São Paulo, cuja inscrição (aqui) garante certificado. Ou pelo Youtube (aqui) e também pelo Facebook (aqui).
PS: Negar o envelhecimento populacional é negar a vida e a experiência de cada pessoa.
PS 2: Na terça-feira, dia 06, teremos a última Roda de Conversa Online de 2022. Das 19 às 20h30, pessoas de todo o país e do exterior interessadas em conversar sobre demências e cuidado podem participar no link https://us06web.zoom.us/j/89947005393?pwd=akxKV1ArWGVEbmozeEM2Q0I1UDBEZz09.
Cosette Castro Brasília – Hoje o Blog é dedicado às pessoas que acabam de saber…
Cosette Castro Brasília - O texto de hoje é uma homenagem às pessoas que trabalham…
Cosette Castro Brasília – Esta foi uma semana especial. Começou no domingo, dia 05, com…
Cosette Castro Brasília - Historicamente, entre as classes média e alta brasileira, janeiro é um…
Cosette Castro Brasília - O ano de 2025 começou com a despedida da Dona Carlinda…
Cosette Castro Brasília - Estamos em tempos de final do ano, de renovar a esperança…