Visibilidade e Solidariedade

Compartilhe

Ana Castro & Cosette Castro

Brasília – Esta será uma semana de muitas emoções, principalmente dia 30, mas até lá temos atividades no Coletivo Filhas da Mãe.

Esta segunda-feira, dia 24 de outubro, é o último dia para conhecer a Exposição Fotográfica Mulheres Que Cuidam e Se Cuidam, na estação da 504 Sul do SESC, em Brasília. A Exposição oferece visibilidade a 20  mulheres cuidadoras familiares de pessoas com  demências.

As fotos são acompanhadas de depoimentos das cuidadoras, muitas das quais adoeceram no processo de cuidar.  De acordo com os registros do livro de presença, a exposição é emocionante. Alguns visitantes comentam que precisaram sair e respirar, para para conseguir ver as fotos e ler os depoimentos.

Parte das mulheres cuidadoras familiares fotografadas na Exposição

Dando continuidade às atividades com mulheres cuidadoras, na quinta-feira, 27, vamos realizar uma ação de cuidado e autocuidado com um grupo de mulheres cuidadoras que participam do Centro de Referência de Assistência Social (CREAS) da Ceilândia.

A atividade é parte das comemorações do mês da pessoa idosa e incluí a doação de 100 pacotes de fraldas geriátricas para famílias de baixa renda (cuidado). Na parte de autocuidado, voltado às cuidadoras familiares, haverá  rodas de automassagem e de conversa com dicas sobre como cuidar uma pessoa com demência.

Parte das fraldas foi doada pelas mulheres  cuidadoras familiares fotografadas na Exposição Mulheres Que Cuidam e Se Cuidam. Outra, foi doada por mulheres cuidadoras que participam às sextas-feiras das Rodas de Cuidado e Autocuidado do Coletivo Filhas da Mãe em Brasília.

Até o domingo da eleição, dia 30, estaremos a postos, lembrando a todas as pessoas sobre a importância de exercer o direito ao voto para melhorar a qualidade de vida da população, entre elas as pessoas em processo de envelhecimento. Esta é uma oportunidade única de escolher a proposta que garanta as políticas públicas de cuidado e que valorize o SUS, o maior sistema gratuito de saúde do mundo.

Novembro Está Chegando

Marque na agenda.  Dia 1o. de novembro, primeira terça-feira do mês,  vamos ter a Roda de Conversa on line do Coletivo Filhas da Mãe, coordenada por Ana Castro, Ademar Costa Jr. e Messias Nascimento.

E na sexta-feira, dia 04 de novembro, vai acontecer a Oficina Literário-Poética com  Cristiane Sebastião,  poetisa de São Paulo que é apoiadora do Coletivo. A oficina de leitura coletiva e escrita individual vai ocorrer das 9h às 12h, no Centro Longeviver, localizado na 601 Sul, 2o. andar, parceiro do Coletivo Filhas da Mãe.

A Oficina Literário-Poética é gratuita, mas as participantes deverão levar, como contarapartida, um pacote de fralda geriátrica (tamanho G). Elas serão encaminhadas às mulheres cuidadoras familiares em situação de fragilidade social do CREAS Ceilândia.

Seguimos com o nosso mantra: cuidado e autocuidado, com espaço para a solidariedade e para o estímulo às atividades comunitárias. No Coletivo Filhas da Mãe, independente da idade, ninguém solta mão de ninguém!

PS: A partir desta segunda-feira, 24, o Conselho Federal de Medicina (CFM) vai abrir consulta pública sobre a resolução que proíbe a prescrição do canabidiol, fitoterápico de uso medicinal. A resolução prejudica diretamente 100 mil pacientes de diferentes doenças, entre elas as demências, que utilizam o canabidiol e encontram melhoras na qualidade de vida, assim como suas famílias.

Cosette Castro

Posts recentes

Em Defesa de uma Sociedade do Cuidado

Cosette Castro Brasília - A semana passada foi intensa em todos os sentidos. Hoje destacamos…

3 dias atrás

O Indizível em Ainda Estou Aqui

Cosette Castro Brasília - Às vezes, quando ficamos sem palavras frente a uma situação ou…

7 dias atrás

O Dinheiro Público e o Corte de Gastos Sociais

Cosette Castro & Vicente Faleiros Brasília - A disputa pelo dinheiro público do orçamento da…

2 semanas atrás

O Quarto ao Lado de Todos Nós

Cosette Castro Brasília - Em tempos de negação constante da morte, o filme O Quarto…

2 semanas atrás

O Brasil e a Herança Africana

Cosette Castro Brasília - Este foi um fim de semana especial. Começou o novembro negro…

3 semanas atrás

Enfim a Justiça Chegou

Cosette Castro Brasília - Seis anos, sete meses e 17 dias. A Justiça é lenta,…

3 semanas atrás