Ana Castro & Cosette Castro
Brasília – Esta semana, por ideia da Ana Castro, estamos iniciando mais um projeto no Blog do Coletivo Filhas da Mãe.
Ele se chama Fototerapia 2021, Relatos da Memória, e é complementar ao projeto que estamos apresentando nas sextas-feiras, conhecido como Histórias da Memória. No projeto das sextas-feiras de setembro, convidadas e convidados contam historias sobre a experiência de cuidar.
O projeto Fototerapia 2021, Relatos da Memória, foi criado especialmente para a campanha #setembroroxo, mês mundial de conscientização sobre a doença de Alzheimer ( DA). O Alzheimer é a forma mais conhecida de demência. e cada 03 minutos uma pessoa é diagnosticada com demência no mundo.
Trata-se de um projeto visual, onde publicamos fotos com legendas escolhidas pelas cuidadoras. Neles, cada cuidadora pode trazer uma lembrança e um registro fotográfico de algo que contribuiu para o bem-estar das pessoas enfermas.
As boas memórias mostram pequenas (ou grandes) soluções para questões temporárias. Isso porque os pacientes de DA vão mudando de fases e soluções que davam certo na semana passada podem não dar certo esta semana.
Nesse sentido, acreditamos que o projeto Fototerapia2021, Relatos da Memória através de fotos legenda contribui para o compartilhamento de experiências. E para mostrar que, mesmo em meio a dor, é possível encontrar momentos de alegria e até engraçados.
Convidamos você a enviar uma foto e texto entre 06 a 10 linhas, informando seu nome e a cidade da onde está enviando o relato.
Se você já participa de nosso grupo de Whats App, faça contato no privado. Caso você ainda não participa, entre no grupo do Whats App (aqui) e combine a melhor forma de enviar o material.
Nós multiplicaremos a foto legenda em todas nossas redes sociais digitais (Facebook, Instagram, Twitter e também aqui no Blog do Coletivo Filhas da Mãe. Ao final do projeto, faremos um pequeno vídeo, incluindo todas as fotos, que posteriormente ficará disponível no canal do YouTube.
Hoje vamos apresentar a Normita, mãe da Ana Castro.
Ana Castro, Brasília – “Como cuidadora, eu organizava festas incríveis para registros fotográficos que alimentavam as conversas por um ano!
Foi assim que a gente criou a “fototerapia” da Normita. Consistia em passar na TV as fotos de família, das viagens e das festas de aniversário com pipoca e suco.
Sessões de risadas e comentários sobre a elegância dela, as amigas, as comidas.
Em 2012, com diagnóstico de doença de Alzheimer há 8 anos, o tema da festa foi Carnaval antecipado. Normita de cigana dançou e curtiu muito a festa.”
Participe você também da campanha Fototerapia 2021, Relatos da Memória.
Quanto mais falamos e nos informamos sobre demências, mais ajudamos a reduzir os medos e preconceitos.
#Alzheimerquebreosilêncio #Alzheimerfalardiminuiador
Cosette Castro & José Leme Galvão Jr. Brasília – Na próxima segunda-feira, 25/11, completará um…
Cosette Castro Brasília - A semana passada foi intensa em todos os sentidos. Hoje destacamos…
Cosette Castro Brasília - Às vezes, quando ficamos sem palavras frente a uma situação ou…
Cosette Castro & Vicente Faleiros Brasília - A disputa pelo dinheiro público do orçamento da…
Cosette Castro Brasília - Em tempos de negação constante da morte, o filme O Quarto…
Cosette Castro Brasília - Este foi um fim de semana especial. Começou o novembro negro…