ANA MARIA CAMPOS
Ao deixar o cargo nesta sexta-feira (01/08), Ney Ferraz divulgou uma carta em que afirma estar enfrentando um processo doloroso. Ele diz que pediu demissão por senso de responsabilidade e respeito pelo trabalho que vinha desempenhando ao lado do governador Ibaneis Rocha. “Sou alvo de acusações infundadas e injustas, que não resistem à luz da verdade e nem aos rigores da Justiça. Confio plenamente nas instituições e sei que, em breve, tudo será devidamente esclarecido”, afirmou.
Política austera
Ney Ferraz agradeceu Ibaneis e sua equipe e apresentou um balanço do trabalho realizado: “Ao longo da minha trajetória à frente da Secretaria de Economia, tive a honra de conduzir ações que modernizaram a gestão pública, promoveram equilíbrio fiscal e garantiram investimentos essenciais para a melhoria da qualidade de vida no DF. Adotamos medidas de fortalecimento da gestão dos recursos públicos e conduzimos, com transparência, uma política austera de equilíbrio entre responsabilidade fiscal e sensibilidade social.”
Veja a íntegra da carta:
“Com o coração sereno e consciência tranquila, pedi nessa sexta-feira (1) minha exoneração do cargo de Secretário de Estado de Economia do DF. Fiz isso não por obrigação, mas por um profundo senso de responsabilidade e respeito ao trabalho sério que temos construído na gestão do governador Ibaneis Rocha.
Enfrento, neste momento, um episódio pessoal extremamente doloroso. Sou alvo de acusações infundadas e injustas, que não resistem à luz da verdade e nem aos rigores da Justiça. Confio plenamente nas instituições e sei que, em breve, tudo será devidamente esclarecido.
A decisão de me afastar foi pessoal e servirá para que eu possa me dedicar, exclusivamente, à minha defesa na justiça. Acredito que meu afastamento do governo também deve preservar o trabalho de excelência que o governador Ibaneis e a vice-governadora Celina têm realizado em favor da nossa população. É inadmissível, ao meu ver, permitir que circunstâncias externas comprometam o bom andamento das políticas públicas e os avanços que conquistamos com tanto esforço e dedicação.
Ao longo da minha trajetória à frente da Secretaria de Economia, tive a honra de conduzir ações que modernizaram a gestão pública, promoveram equilíbrio fiscal e garantiram investimentos essenciais para a melhoria da qualidade de vida no DF. Adotamos medidas de fortalecimento da gestão dos recursos públicos e conduzimos, com transparência, uma política austera de equilíbrio entre responsabilidade fiscal e sensibilidade social.
Graças ao esforço coletivo de uma equipe comprometida, conseguimos ampliar investimentos em saúde, educação e segurança. Garantimos ainda o pagamento em dia dos servidores, criamos o plano de saúde dos servidores, ajustamos as contas para nomeação de mais de 30 mil servidores concursados, intensificamos a fiscalização tributária e ampliamos a arrecadação sem criar novos impostos, muito pelo contrário, inclusive diminuindo alguns deles, como o caso do ITBI.
Sigo com orgulho de fazer parte dessa gestão, que colocou o Distrito Federal no ranking das capitais com melhor qualidade do mundo. Isso é o legado do governador Ibaneis, que tem liderado com coragem, sensibilidade e visão de futuro a capital do Brasil. Minha lealdade e admiração por ele permanecem intactas.
À equipe da Secretaria de Economia, minha gratidão. Aos colegas de governo, agradeço pelo companheirismo e confiança. À população do DF, reafirmo meu compromisso de continuar contribuindo, sempre, para o desenvolvimento da nossa capital — ainda que, por ora, de outra trincheira.
Muito obrigado a todos.
Ney Ferraz

