Marcelo Ferreira Marcelo Ferreira Marcelo Ferreira

Vice da chapa de Rollemberg mira partidos de esquerda para eventual segundo turno

Publicado em CB.Poder

PEDRO GRIGORI

Visto como provável interlocutor na busca por apoio a Rodrigo Rollemberg (PSB) para eventual segundo turno, o número dois da chapa, Eduardo Brandão (PV), tenta, desde já, abrir diálogo com partidos progressistas que, hoje, encontram-se na oposição. O gesto de aproximação ocorreu nesta quarta-feira (05/09), em evento na Associação Brasileira de Enfermagem (Aben). Os 11 candidatos ao Buriti foram convidados para o encontro. Contudo, apenas quatro apareceram: Fátima Sousa (Psol), Antônio Guillen (PSTU), Júlio Miragaya (PT) e Alexandre Guerra (Novo).

 

Brandão, que participou do evento representando Rollemberg, destacou ter como maior qualidade a capacidade de dialogar e afirmou que terá como papel no governo a busca por uma convergência. O ex-secretário de Meio Ambiente fez discurso contra os retrocessos na saúde mental, como a volta dos manicômios. “A grande maioria dos candidatos aqui são de partidos progressistas. O que me preocupa, e nos preocupa, é construir uma política de estado que seja duradoura. Os partidos mais conservadores são os que estão capitaneando movimentos que não deveriam estar mais aqui, como de manicômios, que levam a um retrocesso”, afirmou.

 

Mas unir os partidos de esquerda no segundo turno pode não ser uma tarefa fácil para Brandão. Logo após discursar, ele recebeu retorno negativo dos candidatos ao GDF pelo Psol e PT. “O Brandão falou na questão da unidade das forças progressistas, mas eu queria ver esse discurso quando a Dilma foi caçada e o governador Rollemberg se associou aos golpistas. Eu queria ver esse progressismo quando o Lula foi colocado na prisão e o governador Rollemberg apoiou a prisão dizendo que ‘quem errou tem que pagar’. Esse que é o retrocesso que a gente vive”, disse Miragaya sobre o governador, eleito deputado federal em 2006 e senador em 2010 com o apoio do PT.

 

As críticas de Fátima foram em relação ao que Rollemberg fez e deixou de fazer no primeiro mandato. Após Brandão dizer que “não dá para resolver todos os problemas do DF em três anos e oito meses”, a candidata do Psol retrucou, afirmando que “Juscelino Kubitschek ergueu Brasília do meio do nada em praticamente três anos”. “O governador tem que proteger a população desde o primeiro dia”, atacou.

 

O foco nos partidos de esquerda se dá, também, pela dificuldade que Rollemberg teria em firmar parceria com Rogério Rosso (PSD) e Alberto Fraga (DEM). A relação com o primeiro é desgastada, principalmente, em razão dos embates entre o chefe do Buriti e o atual vice-governador e correligionário do pessedista, Renato Santana. Já com Fraga, a dificuldade viria pelo antagonismo dos campos políticos.