Ex-secretário-chefe da Casa Civil do Distrito Federal, o advogado Valdetário Monteiro foi nomeado procurador do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) para tribunais superiores — Superior Tribunal de Justiça (STJ), Tribunal Superior do Trabalho (TST), Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e Superior Tribunal Militar (STM) —.
Com a nomeação, Valdetário passará a cuidar da interlocução da OAB com esses tribunais superiores. Ele, que tem histórico longo na entidade e no direito, foi presidente da OAB Ceará, presidente da Caixa de Assistência dos Advogados do Ceará, Conselheiro Federal da OAB e Conselheiro Nacional de Justiça no CNJ.
Na semana passada, Valdetário se afastou do GDF e deixou o cargo de secretário-chefe da Casa Civil. Um dos braços direitos do governador Ibaneis Rocha (MDB), ele alegou razões pessoais pela saída e foi substituído por Gustavo Rocha.
Valdetário é professor de Direito Processual Civil e Direito Tributário. Escreveu livros da área e foi presidente da Academia Cearense de Letras Jurídicas.