O universitário nomeado para a diretoria da Biblioteca Nacional de Brasília (BNB) será exonerado, de acordo com o GDF. O servidor foi indicado para o cargo pelo secretário de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal, Adão Cândido. Para exercer a posição, no entanto, o escolhido precisaria ter formação concluída em biblioteconomia.
Segundo a Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec), a exoneração foi pedida desde segunda-feira (2/12) quando o erro foi identificado. De acordo com a pasta, a oficialização da saída depende apenas da publicação no Diário Oficial.
A escolha dele foi contestada pelo Conselho Regional de Biblioteconomia (CRB) que afirmou que a posição só “deve ser ocupada por profissional portador de diploma de nível superior em Biblioteconomia e devidamente registrado no Conselho Regional de Biblioteconomia”.
O ofício do CRM destaca que o nomeado atualmente cursa a graduação em biblioteconomia. “Agrava-se a irregularidade do exercício profissional, ora carreada, por não haver sequer a formação acadêmica exigida em lei, não possuindo a habilitação necessária para o exercício da função”, diz trecho do texto. No ofício, a entidade pedia a substituição do diretor.
Eixo Capital - À queima-roupa publicado em 19 de janeiro de 2025, por Ana Maria…
Coluna Eixo Capital publicada em 19 de janeiro de 2025, por Ana Maria Campos Um…
Coluna Eixo Capital publicada em 18 de janeiro de 2024, por Ana Maria Campos A…
ANA MARIA CAMPOS Morreu nesta manhã (17), o desembargador aposentado Edson Alfredo Martins Smaniotto, do…
ANA MARIA CAMPOS O secretário de Transporte e Mobilidade, Zeno Gonçalves, anunciou que não haverá…
POR ANA MARIA CAMPOS — Confira entrevista com Ibrahim Yusef, presidente do Sindicato dos servidores públicos…