ANA MARIA CAMPOS
O presidente do União Brasil no Distrito Federal, Manoel Arruda, fechou hoje (03) apoio ao presidente Jair Bolsonaro. A aproximação foi conduzida pelo ministro da Justiça e Segurança Pública, Anderson Torres.
Manoel Arruda disse ao Correio que o recuo de Luciano Bivar, presidente nacional licenciado do União Brasil, na candidatura presidencial liberou o partido para alianças regionais.
Com esse gesto, o União Brasil, partido que tem o senador José Antônio Reguffe como pré-candidato ao Palácio do Buriti, se aproxima da base do governador Ibaneis Rocha (MDB).
Reguffe não concorda
Mas Reguffe não topa essa aproximação. Ele segue pré-candidato ao governo. Resiste. Não quer essas alianças.
Mas Manoel Arruda, também por intermédio de Anderson Torres, tem conversado com Ibaneis. Anderson foi secretário de Segurança Pública do governo Ibaneis e manteve um sucessor no cargo, o também delegado da Polícia Federal Júlio Danilo.
O presidente do União Brasil-DF está também em canal aberto com o empresário Paulo Octávio, presidente regional do PSD e pré-candidato ao Palácio do Buriti.
Ibaneis disse ao Correio que ainda não fechou com o União Brasil. “Mas até sexta-feira tudo é possível”, afirma o governador. Esse é o prazo para que todos os partidos realizem suas convenções.
O governador considerou natural a declaração de apoio do União Brasil no DF ao presidente Bolsonaro devido à relação próxima entre Anderson Torres e Manoel Arruda que foi assessor do Ministério da Justiça. Manoel Arruda tem também uma boa relação com Ibaneis.