UnB marca data para conceder título a Honestino Guimarães

Compartilhe

Coluna Eixo Capital publicada em 17 de julho de 2024, por Ana Maria Campos

Será em 26 de julho, às 15h30, a cerimônia de outorga do título de geólogo na modalidade post mortem a Honestino Guimarães. Em 7 de junho, o Conselho Universitário (Consuni) da Universidade de Brasília (UnB) anulou a decisão que desligou Honestino da instituição e aprovou, por aclamação, a concessão do diploma póstumo ao geólogo. Honestino Guimarães representa a luta contra a ditadura militar e a defesa da democracia, dos direitos estudantis e da autonomia universitária. Ele foi expulso da UnB em 1968, antes de concluir a graduação, e desapareceu, durante o regime autoritário, em 1973. A solenidade será realizada no auditório da Associação dos Docentes da Universidade de Brasília (ADUnB).

Aposta nos jovens

O secretário-geral da OAB-DF, Paulo Maurício Siqueira — o Poli —, tem apostado num eleitorado importante na disputa pela presidência da seccional no DF: o jovem advogado que representa quase um terço dos inscritos na capital do país. Ele tem feito reuniões e vai apresentar projetos direcionados a essa parcela da advocacia que está começando e tem grandes desafios.

Damares Alves manifesta apoio a Everardo Gueiros

O grupo liderado pelo advogado Everardo Gueiros conquistou uma aliada do mundo político para uma possível disputa ao comando da Ordem nas eleições de novembro. A senadora Damares Alves (Republicanos-DF) recebeu o ex-desembargador eleitoral e manifestou o apoio às pautas em defesa da advocacia na capital do país. Assim como Damares Alves, que também é advogada, Everardo tem se posicionado, frequentemente, contra uma suposta falta de ação do Conselho Federal da Ordem, e criticado a conduta de Délio Lins e Silva, que está em seu segundo mandato pela seccional do Distrito Federal e de quem Everardo é adversário.

Contador de casos

Nas andanças, conversando com eleitores pela corrida à presidência da OAB-DF, o criminalista Cleber Lopes tem falado de sua origem em Brasília: de gráfico, morador do Gama que chegou à capital vindo do interior do Tocantins. Ele também conta “causos” como o da bicicleta roubada de seu primo rico. Cleber encontrou a bike num jogo do Bezerrão e fez denuncia à polícia. Tinha na cabeça os números de série e conseguiu recuperá-la. Acabou ganhando do tio a bicicleta do primo que, a essa altura, já tinha outra. “Foram meus primeiros honorários advocatícios”, brinca.

Em defesa da preservação das obras de Athos Bulcão

“A importância de uma sede para conservação, difusão e educação sobre o patrimônio cultural que representa o trabalho de Athos Bulcão é fundamental. O Ministério Público, por intermédio da 1ª Prodema, há mais de uma década acompanha a possível concessão desse espaço e fiscaliza ativamente a preservação e acesso às obras do artista”, afirma o promotor de Justiça Roberto Carlos Batista, titular da 1ª Promotoria de Defesa do Meio Ambiente e Patrimônio Cultural. Batista participou de audiência pública em que se discutiu o assunto. Um parecer da Procuradoria do Distrito Federal sugeriu a concessão de uso por 30 anos, precedida de audiência pública e projeto de lei a ser encaminhado para a Legislativa. O próximo passo é a proposição de projeto de lei pelo Executivo para aprovação dos deputados distritais.

Merenda sob fiscalização

Um diagnóstico da merenda escolar no DF deve ser iniciado neste segundo semestre. O grupo de trabalho (GT) proposto pela deputada Paula Belmonte (Cidadania), por ocasião da audiência pública conjunta das Comissões de Fiscalização e da Educação, no final de maio deste ano, está sendo formado. “Mesmo no recesso parlamentar já estamos propondo até a elaboração do plano de trabalho desse GT, para fazer um mapeamento completo da real situação da merenda escolar na cidade”, antecipa a distrital. Segundo ela, durante a audiência, houve muitos questionamentos sobre a falta de proteína e o desabastecimento na merenda dos alunos.

Coordenador da Reforma Tributária

O senador Izalci Lucas (PL-DF) foi escolhido coordenador do grupo de trabalho da Reforma Tributária no Senado. “O governo prometeu um sistema moderno e mais justo. Não é o que temos até agora. Vamos aperfeiçoar esse texto no Senado”, afirmou o parlamentar do DF nas redes sociais.

Jaqueline Fonseca

Subeditora do Correio Braziliense. Especialista em jornalismo investigativo com dez anos de experiência em cobertura de política, economia, judiciário e Cidades.

Posts recentes

  • Eixo Capital

Processo de demissão de Anderson Torres da Polícia Federal avança rapidamente

Coluna Eixo Capital, publicada em 18 de setembro de 2024, por Pablo Giovanni (interino) Mesmo…

15 horas atrás
  • Eixo Capital
  • Entrevistas

Reuber Brandão: “Há, sim, intencionalidade. Muitas vezes, criminosa”

Coluna Eixo Capital, publicada em 17 de setembro de 2024, por Ana Dubeux ENTREVISTA: //…

2 dias atrás
  • CB.Poder

À queima-roupa: “Faremos as reparações históricas”, diz conselheira do CNJ sobre mulheres na Justiça

Da coluna Eixo Capital, por Ana Dubeux À queima-roupa, com a juíza Renata Gil, conselheira…

3 dias atrás
  • CB.Poder

Homenagem ao Cerrado hoje no Eixão

Da coluna Eixo Capital, por Ana Dubeux Hoje é dia de celebrar o Domingo do…

3 dias atrás
  • Eixo Capital
  • Notícias

“O sistema público de saúde está em colapso”, diz presidente do Sindicato dos Médicos do DF

À Queima Roupa com Gutemberg Fialho, presidente do Sindicato dos Médicos do DF Por Ana…

6 dias atrás
  • Eixo Capital
  • Notícias

Ibaneis aposta em novos hospitais para o DF

Por Ana Maria Campos — Em meio às obras espalhadas por todo o Distrito Federal,…

6 dias atrás