Por Ana Maria Campos — Na eleição antecipada da Mesa Diretora da Câmara Legislativa, não só a presidência e a vice-presidência permanecerão no biênio 2025-2026 como estão, agora, sob o comando de Wellington Luiz (MDB) e de Ricardo Vale (PT), respectivamente. O deputados Eduardo Pedrosa (União) conseguiu ficar na presidência da Comissão de Economia e Orçamento (CEOF) e Thiago Manzoni (PL), com a de Constituição e Justiça (CCJ). São os principais cargos da Casa. Muita negociação para tudo ficar como está.
> Todo mundo contemplado
Mais cargos para caber mais gente. Esse foi o resultado das mudanças na Câmara Legislativa realizadas ontem. Além da criação da segunda vice-presidência, que ficou com a deputada Paula Belmonte (Cidadania), e a quarta secretaria, sob a batuta do deputado Robério Negreiros (PSD), houve alguns desmembramentos.
A Comissão de Educação, Saúde e Cultura agora virou duas: uma sob a presidência da deputada Dayse Amarilio (PSB) e a outra, com Gabriel Magno (PT). A de Ética e Direitos Humanos também foi dividida ao meio. Hermeto (MDB) ficou com a primeira parte e Fábio Félix (PSol), com a segunda.
——
Olha o TCDF…
Mais uma vez surgiram negociações para vagas no Tribunal de Contas do DF. Não é para agora. Mas o deputado Wellington Luiz (MDB) deve integrar o plenário da Corte até o fim do atual mandato. Se for logo depois de assumir a presidência no biênio 2025-2026, a Câmara Legislativa terá de fazer uma nova eleição para substituí-lo.
——
Novo espaço
O deputado distrital Rogério Morro da Cruz (PRD), que não tinha nenhum cargo de comando em comissões, agora foi contemplado. Na eleição antecipada da Mesa Diretora da Câmara Legislativa para 2025-2026, ficou definido que o parlamentar vai presidir a Comissão de Assuntos Sociais (CAS).
——
Homenagem aos advogados
Em sessão solene proposta pela presidente da Comissão de Assuntos Sociais, deputada Dayse Amarilio (PSB), a Câmara Legislativa celebrou os 30 anos do Estatuto da Advocacia. Com o auditório lotado, a solenidade teve momentos de reflexão sobre o papel dos advogados.
Dayse, que é enfermeira e presidiu o Sindicato dos Enfermeiros do DF, iniciou o evento com um relato de que foi, diante do sofrimento da saúde dos profissionais de enfermagem, que ela pôde compreender e vivenciar o poder transformador da advocacia. Participaram do ato, o secretário-geral da OAB-DF, Paulo Maurício Siqueira, que é pré-candidato à presidência da entidade, e dois de seus aliados, as advogadas Renata Amaral e Lenda Tariana. Também esteve presente o advogado Francisco Caputo.
——
Lide recebe presidente da Fecomércio
Começa, hoje, o segundo semestre, do ponto de vista das articulações políticas e econômicas. Esse início se dá com o almoço do Lide (Líderes empresariais), no Lago Sul, tendo o empresário Paulo Octávio como anfitrião. O convidado de honra da vez é o presidente da Federação do Comércio do DF, José Aparecido da Costa Freire (foto). O tema do evento será a expansão do sistema Fecomércio no Distrito Federal. O setor é um dos que mais emprega e gera renda na capital do país. Por isso, a importância do encontro. O governador Ibaneis Rocha (MDB) confirmou presença.
——
Expectativa
O governador Ibaneis Rocha (MDB) deve anunciar, no início da próxima semana, a sanção do Plano de Preservação do Conjunto Urbanístico de Brasília (PPCub), com alguns vetos. A data prevista é segunda-feira. Até lá, muitas conversas vão rolar, de técnicos com posições divergentes ao texto aprovado pelos deputados distritais.
——
Pedido de desculpas pelo PPCUB
A deputada Paula Belmonte (Cidadania) pediu desculpas à sociedade e admitiu que errou ao votar a favor do Plano de Preservação do Conjunto Urbanístico de Brasília (PPCub). Ao falar da tribuna da Câmara Legislativa, a parlamentar reforçou que vinha defendendo o aprofundamento do tema na Casa, mas que no dia da votação estava com pneumonia e emocionalmente abalada, o que pesou na decisão.
“O que venho fazer agora, senhor presidente, além de admitir o meu erro de votar em uma matéria que ainda não se encontra suficientemente amadurecida, é assumir o compromisso com toda a sociedade, de que vou batalhar para que sejam mantidos os vetos que venham a ser propostos pelo governador do DF”, destacou Paula.
——
Viaduto Lucio Costa?
A proposta da deputada Paula Belmonte de rebatizar o Buraco do Tatu, a passagem entre os eixos Sul e Norte, como Viaduto Marco Zero tem despertado controvérsia. Alguns dizem que o nome atual é uma tradição de Brasília. O ex-secretário de Cultura Silvestre Gorgulho tem uma outra ideia. Ele diz que vai sugerir para Paula que apresente um projeto de lei para batizar o ponto como Viaduto Lucio Costa. “Dr. Lucio tem apenas dois projetos arquitetônicos em Brasília: o complexo da Rodoviária do Plano Piloto e a Torre de Televisão. Nada mais justo”, afirma Gorgulho.