HELENA MADER
Em julgamento nesta tarde (19/10), a 5ª Turma Cível do Tribunal de Justiça do DF absolveu a deputada Liliane Roriz (PTB) da acusação de improbidade administrativa ao ter sido beneficiada em negociação para construção de empreendimento habitacional em Águas Claras.
O recurso da deputada foi julgado procedente. Os desembargadores Angelo Passareli e Sebastião Coelho seguiram o voto do relator, Josaphá Santos. Os desembargadores Álvaro Ciarlini e Hector Valverde haviam votado a favor da manutenção da sentença contra Liliane. O placar final ficou em 3 a 2.
Alêm de Liliane, foram absolvidos também Joaquim Roriz, a ex-deputada Jaqueline Roriz, a filha mais velha, Wesliane Roriz, e um neto do ex-governador, Rodrigo Roriz. Os empresários responsáveis pelo empreendimento, Roberto e Renato Cortopassi, donos da construtora WRJ, também escaparam da condenação. A decisão beneficia ainda o ex-presidente do BRB Tarcísio Franklim de Moura, o ex-diretor do banco Geraldo Pereira e o ex-gerente de crédito Antônio de Oliveira.
Caso fosse condenada, Liliane ficaria inelegível, como jã estão o pai e a irmã Jaqueline, enquadrados na Lei da Ficha Limpa.
O processo envolve a acusação de que Roriz interferiu na liberação de um empréstimo do BRB no valor de R$ 6,7 milhôes para os irmãos Cortopassi construírem o Residencial Monet, em troca de 12 apartamentos no empreendimento.
Os imóveis foram distribuídos entre familiares de Roriz, segundo a ação assinada pelos promotores de Justiça do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco).
O Ministério Público do DF vai recorrer.
Coluna Eixo Capital, publicada em 21 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni (interino) Um…
Coluna Eixo Capital publicada em 21 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni Um áudio…
Da Coluna Eixo Capital, por Pablo Giovanni (interino) Um relatório da Polícia Federal, que levou…
Texto de Pablo Giovanni publicado na coluna Eixo Capital nesta terça-feira (19/11) — O ministro…
Coluna publicada neste domingo (17/11) por Ana Maria Campos e Pablo Giovanni — A Polícia…
ANA MARIA CAMPOS O colegiado da Comissão Eleitoral da OAB se reuniu na noite desta…