Por Ana Maria Campos – O presidente do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT), Cruz Macedo, e outros dois desembargadores da Corte, Josaphá Francisco dos Santos e Robson Barbosa de Azevedo, estão na disputa para as duas vagas de ministros do Superior Tribunal de Justiça (STJ). No total, há 57 desembargadores inscritos para as vagas abertas com a aposentadoria do ministro Jorge Mussi e do falecimento do ministro Paulo de Tarso Sanseverino. O prazo para inscrição terminou quarta-feira. O STJ marcou para 23 de agosto a sessão destinada a formar uma lista com quatro nomes a ser encaminhada ao presidente Lula para nomeação dos dois
ministros com origem nas Justiças Estaduais.
A bancada do Distrito Federal na Câmara dos Deputados ficou dividida na votação da chamada MP da Esplanada, a Medida Provisória 1.154/23, que reestrutura a organização administrativa do Executivo. Érika Kokay (PT-DF), Gilvan Máximo (Republicanos-DF), Professor Reginaldo Veras (PDT-DF) e Rafael Prudente (MDB-DF) votaram a favor da MP que fixa a estrutura do governo com 31 ministérios, além de seis órgãos com status de ministério, com um total de 37 ministros. Bia Kicis (PL-DF), Fred Linhares (Republicanos-DF), Professor Paulo Fernando (Republicanos-DF) e Alberto Fraga (PL-DF) votaram contra. No Senado, Leila Barros (PDT-DF) e Izalci Lucas (PSDB-DF) votaram sim, e Damares Alves (Republicanos-DF), não.
Apaixonada por Brasília, cidade onde nasceu, cresceu e se formou, a jornalista Márcia Zarur assumiu a presidência da Fundação Athos Bulcão, para um mandato de quatro anos. “Vou trabalhar ao lado de Valéria Cabral, secretaria-executiva da Fundathos, que há décadas zela pela memória desse grande artista”, diz Márcia.
O secretário de Relações Internacionais, Paco Britto, se encontrou ontem com o senador Fernando Dueire (PMDB-PE).
Na pauta, a defesa do voto do parlamentar em favor do Fundo Constitucional do DF.
O senador afirmou concordar com os argumentos apresentados pelo secretário.
Durante a CPI dos Atos Antidemocráticos, na Câmara Legislativa, o clima esquentou entre a deputada Paula Belmonte (Cidadania) e o deputado Chico Vigilante (PT). A distrital lembrou da agressão cometida à jornalista Délis Ortiz, por seguranças do presidente venezuelano Nicolás Maduro e por agentes a serviço do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), dizendo que o ataque foi a todos que acreditam na democracia e que lutam pela liberdade da imprensa. “Não vivemos em uma ditadura”, reforçou Paula.
Eixo Capital - À queima-roupa publicado em 19 de janeiro de 2025, por Ana Maria…
Coluna Eixo Capital publicada em 19 de janeiro de 2025, por Ana Maria Campos Um…
Coluna Eixo Capital publicada em 18 de janeiro de 2024, por Ana Maria Campos A…
ANA MARIA CAMPOS Morreu nesta manhã (17), o desembargador aposentado Edson Alfredo Martins Smaniotto, do…
ANA MARIA CAMPOS O secretário de Transporte e Mobilidade, Zeno Gonçalves, anunciou que não haverá…
POR ANA MARIA CAMPOS — Confira entrevista com Ibrahim Yusef, presidente do Sindicato dos servidores públicos…