Depois de atrasos e dificuldades para o início do projeto, o veículo leve sobre trilhos (VLT) ligando Brasília a Luziânia começará a circular em 60 dias, garantiu o governador do DF, Ibaneis Rocha (MDB). O emedebista se reuniu nesta terça-feira (26/2) com o ministro do Desenvolvimento Regional, Gustavo Canuto, para acertar questões que estavam atrasando o início do período experimental do projeto com um trem para 600 passageiros.
A previsão era de que os trens começassem a circular ainda em janeiro para o período de avaliação. O governo federal, porém, recuou no investimento de R$ 3,4 milhões que seria destinado ao projeto. Na reunião desta terça-feira, o governador fez uma nova proposta, que foi aceita pelo ministro. O GDF entrará com R$ 2,4 milhões e o governo federal complementará com R$ 1 milhão.
“Existia um receio muito grande do Ministério em relação ao trem de Luziânia, que é um anseio muito grande da população. Conseguimos demover o ministro da ideia de fazer os estudos primeiro para já colocar em implantação o projeto”, explicou Ibaneis. “A questão toda é que o ministério vinha colocando um empecilho no que diz respeito a trazer esses vagões sem fazer esses estudos anteriormente”, acrescentou.
Segundo Ibaneis, o investimento do GDF, com a negativa do governo federal em bancar a iniciativa totalmente, justifica-se pelos benefícios que o projeto trará para a capital. “Esse é um sonho da população, que sofre muito com os engarrafamentos e com as dificuldades”, argumentou. “A partir agora nós vamos partir para a parte operacional com os convênios que têm de ser realizados”, complementou.
Os trens, que virão da Companhia Brasileira de Transporte Urbano (CBTU), ficarão seis meses em fase de teste. O trajeto terá início na rodoferroviária e terminará em Luziânia, aproveitando os trilhos já existentes. O secretário de Desenvolvimento da Região Metropolitana, Paulo Roriz, acredita que o projeto ajudará a desafogar o trânsito. “Hoje, são 250 mil pessoas que fazem uso diário da nossa BR-040, entre ônibus e carros. São 80 mil passageiros”, frisou.
No primeiro momento, o VLT não fará paradas. O trem, com três vagões, tem capacidade para transportar 600 passageiros. Nos seis meses de testes, a velocidade será limitada a 39 km/h. “Depois desses testes e de reparos na linha e nos trilhos, ele poderá alcançar até 78 km/h”, acrescentou o secretário.
Além do primeiro trem que será usado nos testes, o GDF estuda a compra de mais um veículo para ser utilizado no trajeto para aumentar a capacidade de passageiros transportados. “Existe essa possibilidade de adquirirmos mais um trem para fazer essas viagens”, confirmou Paulo Roriz.
Coluna Eixo Capital, publicada em 24 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni (interino) À…
Coluna Eixo Capital, publicada em 24 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni (interino) O…
Coluna Eixo Capital, publicada em 23 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni (interino) A…
Coluna Eixo Capital, publicada em 23 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni (interino) O…
Coluna Eixo Capital publicada em 22 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni O Ministério…
Coluna Eixo Capital, publicada em 21 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni (interino) Um…