Por seis votos a um, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-DF) negou o registro da candidatura do ex-governador Agnelo Queiroz (PT) a deputado federal. O relator do processo, desembargador Robson Barbosa de Azevedo, votou pelo deferimento da candidatura, mas os demais integrantes da corte foram contrários.
O Ministério Público Eleitoral impugnou a candidatura por dois motivos: o ex-governador tem uma condenação em segunda instância por ato de improbidade administrativa e duas por abuso de poder político na Justiça Eleitoral, referentes à campanha de 2014.
Apesar da decisão desfavorável, Agnelo segue em campanha, como permite a legislação, segundo o advogado do ex-governador, Paulo Guimarães. Ele disse ao Correio que vai estudar o acórdão para definir o recurso ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Em nota, Agnelo disse que ficou surpreso com a decisão e pretende contestá-la em instâncias superiores.
Veja a íntegra da nota:
*NOTA À IMPRENSA*
Sobre a decisão colegiada proferida pelo Pleno do TRE/DF, na noite desta segunda-feira (12), que indeferiu a candidatura do ex-governador a Deputado Federal Agnelo Queiroz (PT-DF), o candidato se diz surpreso com essa decisão, pois, conforme demonstrado nos autos por sua defesa, os fatos atribuídos ao ex- governador Agnelo Queiroz e, que ensejaram o pedido de impugnação à candidatura nas próximas eleições, não configuram atos de improbidade administrativa. Tal decisão será objeto de contestação nas instâncias superiores, onde temos a certeza que será deferida.
Agnelo Queiroz acredita na Justiça e na democracia.
A nossa campanha está nas ruas, seguimos firmes conversando com as pessoas e ouvindo suas demandas. Acreditamos no desejo popular de representatividade, no fortalecimento das instituições e na construção de um novo Brasil, com um olhar mais humano e fraterno sobre o nosso povo.”
Coluna Eixo Capital, publicada em 21 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni (interino) Um…
Coluna Eixo Capital publicada em 21 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni Um áudio…
Da Coluna Eixo Capital, por Pablo Giovanni (interino) Um relatório da Polícia Federal, que levou…
Texto de Pablo Giovanni publicado na coluna Eixo Capital nesta terça-feira (19/11) — O ministro…
Coluna publicada neste domingo (17/11) por Ana Maria Campos e Pablo Giovanni — A Polícia…
ANA MARIA CAMPOS O colegiado da Comissão Eleitoral da OAB se reuniu na noite desta…