Alexandre de Paula
O Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE-DF) aprovou por unanimidade, nesta quinta-feira (20/09), resolução que determina a realização de audiências de custódia para crimes eleitorais no âmbito do primeiro grau da Justiça Eleitoral do DF. As audiências serão feitas apenas para o caso de prisão pela Polícia Federal por crimes eleitorais considerados graves. A audiência de custódia é usada para que uma autoridade judicial avalie, no prazo de 24 horas, a legalidade e a necessidade da manutenção de prisão em flagrante.
As audiências serão realizadas na sede do próprio TRE-DF por um juiz que ainda será escolhido para a função. Relator da proposta, o desembargador Waldir Leôncio Junior destacou que a ação envolve logística complexa, em parceria com a Polícia Civil, a Polícia Federal e o Ministério Público Eleitoral, além de outros órgãos. “É um esforço concentrado muito grande”, disse o magistrado.
Apesar de toda a preparação, o magistrado acredita que não será necessário utilizar o recurso, tendo em vista que a maior parte dos crimes eleitorais são os de menor potencial ofensivo (quando não é preciso realizar as audiências). Nas últimas eleições, não houve prisão em flagrante por crime grave.
“A expectativa é de que não teremos a necessidade de utilizar essa logística. A maior parte dos crimes serão lavrados pelas Delegacias de Polícia sem a necessidade de audiências de custódia”, declarou o desembargador. Esta será a primeira vez que o DF poderá ter audiências de custódia para a prisão por crimes eleitorais.
Leôncio destacou que haverá, na sexta-feira (20/8), um encontro preparatório com juízes eleitorais para a prepará-los para o pleito deste ano.
Coluna Eixo Capital, publicada em 24 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni (interino) À…
Coluna Eixo Capital, publicada em 24 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni (interino) O…
Coluna Eixo Capital, publicada em 23 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni (interino) A…
Coluna Eixo Capital, publicada em 23 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni (interino) O…
Coluna Eixo Capital publicada em 22 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni O Ministério…
Coluna Eixo Capital, publicada em 21 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni (interino) Um…