Foto: Renato Alves/GDF
O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli, suspendeu liminar do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT) que obrigava o governador Ibaneis Rocha (MDB) a prestar contas ao Ministério Público de Contas do Distrito Federal.
Toffoli apontou que o Ministério Público de Contas não tem os mesmos poderes que o Ministério Público. O presidente do STF considerou que a fiscalização direta do Ministério Público de Contas seria uma “sobreposição de medidas de vigilância”.
Ele ressaltou: “O acesso a informações sob custódia dos agentes públicos sujeitos a controle externo depende da instauração de procedimento devidamente regulamentado no âmbito do respectivo Tribunal de Contas, não se admitindo a requisição autônoma feita por membro do Ministério Público especial, sob pena de se admitir a usurpação de competências e a sobreposição de medidas de vigilância, dificultando ou, mesmo, inviabilizando o controle judicial de eventuais abusos ou irregularidades cometidos nesse exercício”.
O MP de Contas do DF ajuizou Mandado de Segurança para que Ibaneis fosse compelido a responder diretamente pedidos de informações que enviassem ao governador. O pedido incluiu também os secretários de Saúde e de Turismo.
Ibaneis tinha se recusado a passar dados, dizendo que o Ministério Público de Contas não tem esse poder e que apenas a presidência do TCDF poderia solicitar tais informações ao governador.
A desembargadora Fátima Rafael, do TJDFT, concedeu liminar para que o governador Ibaneis Rocha respondesse ao MP de Contas. Agora, a decisão foi suspensa com base em Suspensão de Segurança impetrado pela Procuradoria-Geral do Distrito Federal.
Coluna por Ana Dubeux — No combate contra a violência de gênero, a vice-governadora Celina…
Texto por Ana Dubeux publicado nesta sexta-feira (26/12) — O Ecad (Escritório Central de Arrecadação…
Coluna por Ana Dubeux — Odette Ernest Dias, que nos deixou ontem, desembarcou em Brasília…
Texto por Ana Dubeux — Em meio a um cenário de fortes tensões institucionais, avanço…
Coluna Eixo Capital, publicada em 24 de dezembro de 2025, por Ana Dubeux Depois de…
Coluna Eixo Capital de 23 de dezembro de 2025, por Ana Dubeux O filme sobre…