O ex-deputado federal Alberto Fraga (DEM-DF) foi absolvido de condenação por cobrança de propina nesta quinta-feira (12/9). A decisão, unânime, é da 2ª Turma Criminal do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT).
A denúncia, do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFFT), sustentava que, em 2008, à época em que era titular da Secretaria de Transporte, o democrata teria exigido e recebido R$ 350 mil em propina para assinar contratos de adesão entre o GDF e a Cooperativa de Transporte Público do DF (Coopetran).
A apuração do caso começou em 2011, no âmbito da Operação Regin. Quando Fraga se elegeu deputado federal, em 2014, o processo foi encaminhado ao Supremo Tribunal Federal (STF). Com o fim do foro privilegiado para crimes fora do exercício do mandato, o caso foi remetido de volta à Justiça do DF e o caso foi desmembrado.
Fraga chegou a ser condenado duas vezes, uma em setembro de 2018, quando concorria ao Palácio do Buriti, e outra em fevereiro deste ano. A absolvição desta quinta se refere à primeira condenação, que definia pena de 4 anos, 2 meses e 20 dias de prisão em regime semiaberto, além de 14 dias-multa para o ex-deputado.
O advogado do ex-deputado, Michel Saliba, comemorou a vitória e acredita que a segunda condenação também será revertida. “Nós assumimos o caso depois da sentença condenatória, fizemos a apelação e hoje confirmamos que a justiça foi feita com o entendimento de que não havia elemento probatório contra o ex-deputado. O Tribunal por unanimidade assim decidiu. É um caminho lento, ainda há mais um processo, mas esse era mais complexo e já caminhou para a absolvição”, afirmou.
Coluna Eixo Capital, publicada em 24 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni (interino) À…
Coluna Eixo Capital, publicada em 24 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni (interino) O…
Coluna Eixo Capital, publicada em 23 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni (interino) A…
Coluna Eixo Capital, publicada em 23 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni (interino) O…
Coluna Eixo Capital publicada em 22 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni O Ministério…
Coluna Eixo Capital, publicada em 21 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni (interino) Um…