A Agência de Desenvolvimento de Brasília (Terracap) anunciou na manhã desta quinta-feira (06/06) o resultado da licitação para concessão do Arenaplex, que inclui o Estádio Nacional Mané Garrincha, além do Ginásio Nilson Nelson e do complexo aquático Cláudio Coutinho. O consórcio BsB Boulevard, Show e Bola, composto pelas empresas RGND consultoria de negócios e Arena do Brasil, era o único interessado na parceria público-privada e foi considerado habilitado pela Terracap. A proposta vencedora prevê o pagamento do valor anual de R$ 5.050.000,00 ao governo, além do repasse de 5% do faturamento líquido.
A concorrência pública para a PPP do Arenaplex foi lançada em fevereiro de 2018, mas acabou suspensa pelo Tribunal de Contas do DF no mês seguinte. Em fevereiro deste ano, a Corte autorizou o prosseguimento da concorrência pública, mas houve novos questionamentos, que atrasaram o desfecho da licitação. Agora, o GDF e o consórcio poderão assinar o contrato de concessão, com validade de 35 anos. O presidente do consórcio, Richard Dubois, afirmou que a intenção dos empresários é gerar 4 mil empregos a partir da concessão, e gerar negócios de R$ 4 bilhões. “Vamos trazer pelo menos cinco eventos de porte internacional por ano, além de 10 eventos de nível nacional. Isso vai representar um grande reforço à rede de hotelaria e turismo”, explicou Richard.
O governador Ibaneis Rocha comemorou o desfecho da licitação e disse que o GDF vai trabalhar para estimular novas PPPs e gerar empregos. “A cultura de negócios privados não existia dentro do governo, mas isso mudou”, garantiu. Ibaneis criticou a dimensão do estádio e lembrou das denúncias de superfaturamento envolvendo a arena, mas afirmou que o Mané Garrincha agora precisa gerar emprego e renda para a cidade. “O estádio nunca deveria ter sido construído com essas dimensões. Ele é fruto de um escândalo que está sendo apurado, mas tem que ser explorado”, justificou o governador.
“O valor anual da concessão é o que menos importa, o mais relevante é a geração de empregos, o incentivo ao turismo. (O desfecho da licitação) mostra à sociedade que, mesmo quando erros acontecem, podem ser transformados em coisa boa”, finalizou Ibaneis Rocha.
Coluna Eixo Capital, publicada em 21 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni (interino) Um…
Coluna Eixo Capital publicada em 21 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni Um áudio…
Da Coluna Eixo Capital, por Pablo Giovanni (interino) Um relatório da Polícia Federal, que levou…
Texto de Pablo Giovanni publicado na coluna Eixo Capital nesta terça-feira (19/11) — O ministro…
Coluna publicada neste domingo (17/11) por Ana Maria Campos e Pablo Giovanni — A Polícia…
ANA MARIA CAMPOS O colegiado da Comissão Eleitoral da OAB se reuniu na noite desta…