Roberios Negreiros na Disney
Deputado Robério Negreiros na Disney Reprodução Deputado Robério Negreiros na Disney

Temperamento difícil e distância do governo complicam situação de Robério

Publicado em CB.Poder
Coluna Eixo Capital/Por Ana Maria Campos

Deputados distritais não gostam de cassar o mandato de colegas. O medo é abrir precedentes que podem se voltar contra seus próprios cargos, em possíveis denúncias feitas por adversários ou pela Polícia Civil e pelo Ministério Público.

No caso da Operação Absentia, no entanto, Robério Negreiros (PSD) está em maus lençóis por três motivos: com temperamento difícil, acumula inimigos; seu partido, o PSD, não tem força política no governo Ibaneis Rocha (MDB), que poderia liderar uma cruzada em seu favor; e, em terceiro lugar, o pecado, se é que ocorreu, é típico da atividade legislativa.

Por isso, pode configurar mais facilmente quebra de decoro parlamentar. O próprio Robério admite que esteve em Orlando (EUA) durante o período de trabalho e teria assinado a lista de presença por engano.

No dia primeiro de novembro, por exemplo, ele estava no parque Islands of Adventures, como indica a imagem registrada por uma brasiliense. Na Flórida, é difícil não esbarrar em turistas brasileiros.

Distrital cassado vai analisar denúncia contra colega

Cassado pela Justiça Eleitoral por sete votos a zero por abuso de poder econômico e com risco de perder o mandato, o deputado José Gomes (PSB), na condição de corregedor da Câmara Legislativa, será o responsável pela análise de uma eventual representação contra o deputado Robério Negreiros (PSD).

O distrital foi alvo ontem da Operação Absentia e é investigado pela Procuradoria-geral de Justiça do DF, pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) e pela Polícia Civil do DF, por fraude na lista de presença em sessões no plenário.

Nas mãos de Agaciel

Se eventual representação contra Robério Negreiros (PSD) passar pelo crivo da Mesa Diretora e da Corregedoria, o destino será a Comissão de Direitos Humanos, Ética e Decoro Parlamentar da Câmara Legislativa.

Nessa instância, ele deve enfrentar uma posição crítica dos deputados Fábio Félix (PSol) e Leandro Grass (Rede). Assim ficaria praticamente na mão de um antigo desafeto, Agaciel Maia (PL). Foi de Robério o voto que tirou das mãos de Agaciel o comando da Câmara Legislativa em 2017, quando, no último minuto, mudou o voto e deu a vitória a Joe Valle na presidência da Casa.

Poucas vezes, Agaciel demonstrou tanta irritação em plenário. Dois novatos, que como Robério estão na base governista, também integram a Comissão de Ética: João Cardoso (Avante) e Iolando (PSC).

Deputado do DF vota contra parecer da reforma da Previdência

Único representante do DF na comissão especial da reforma da Previdência, o deputado Professor Israel Batista (PV-DF) está entre os 13 votos contrários ao texto aprovado.

O parlamentar acredita que a pressa do governo em aprovar o relatório prejudica o debate na Casa e as mudanças que considera necessárias.

“Os professores continuam injustiçados, os servidores estão sendo punidos e há muita coisa errada. Sabe qual o resultado? O texto precisará ser refeito daqui a 10 anos, porque não resolve o que é central, como padronizar por lei a base de cálculo com despesas e receitas”, aponta.

Desembargador do DF preside eleições da AMB

Os desembargadores Roberval Belinati e Maria de Lourdes Abreu e o juiz de direito Carlos Alberto Martins Filho, do Tribunal de Justiça do DF, foram nomeados como membros da Comissão Eleitoral Geral da Associação dos Magistrados Brasileiros – AMB. Belinati presidirá pela quinta vez a comissão responsável pelas eleições da AMB.

Novo comando da Junta Comercial

O senador Izalci Lucas (PSDB-DF) perdeu a indicação do presidente da Junta Comercial do DF. O órgão, que saiu da esfera federal e foi transferido para o controle do GDF, era presidido pelo tucano Antônio Eustáquio Corrêa da Costa, conhecido como Professor Tatá.

Saiu ontem a nomeação do diretor financeiro da Federação da Indústria de Brasília (Fibra), Walid Sariedine, como presidente da Junta Comercial, Industrial e Serviços do DF.

O advogado Maximilian Patriota Carneiro é o novo vice-presidente. Ele foi da equipe de Juliano Costa Couto no comando da OAB-DF, como secretário-geral da Caixa de Assistência dos Advogados.

Sem sabatina

Entre deputados, há questionamentos sobre a nomeação dos integrantes da Junta Comercial, Industrial e Serviços do DF sem prévia sabatina e aprovação da Câmara Legislativa, como estabelece o artigo 12 da Lei 6.315/19.

Velloso no TSE

Procurador do DF, o advogado Carlos Mário Velloso Filho foi nomeado ontem pelo presidente Jair Bolsonaro como ministro substituto do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Filho do ex-presidente do STF e do TSE, Carlos Mário Velloso, o advogado integrou lista tríplice eleita pelos ministros do Supremo, em terceiro lugar.

A advogada Daniela Teixeira, mais votada, foi bombardeada nas redes sociais pelo filho Zero Três, o deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), por ter protagonizado um caloroso embate com o então deputado Jair Bolsonaro.