Por unanimidade, o Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF) concedeu, nesta terça-feira (10/9), medida cautelar para suspender o andamento de licitação do GDF para compra de kits de uniformes escolares. O valor total do certame era estimado em R$ 96,5 milhões. A Corte detectou nove irregularidades no texto e deu 10 dias para que a Secretaria de Educação corrija as falhas ou apresente justificativas.
De acordo com os conselheiros, uma das principais falhas está na cotação de preços dos materiais que seriam adquiridos. O edital continha, segundo o TCDF, erros na avaliação dos preços de camisetas e dos tênis adquiridos.
Outro ponto destacado pelo Tribunal foi a falta de descrições corretas sobre material a ser comprado. O Termo de Referência não trazia a quantidade de alunos do sexo masculino e feminino nem destacava o tamanho e a numeração das peças.
Algumas das falhas, no entendimento da Corte, comprometem a competitividade e a possibilidade de se conseguir propostas mais vantajosas para a administração pública.
Representação
A representação foi apresentada pelo distrital Leandro Grass (Rede), em 29 de agosto, e contesta a maneira escolhida pelo governo para a compra. “Essa contratação por lote único, além do valor exorbitante, prejudica os fornecedores locais, já que as exigências impõem a participação de grandes empresas, que dificilmente estarão no DF”, criticou Grass.
Procurada, a secretaria de Educação ainda não se manifestou sobre a decisão.
Coluna Eixo Capital publicada em 22 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni O Ministério…
Coluna Eixo Capital, publicada em 21 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni (interino) Um…
Coluna Eixo Capital publicada em 21 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni Um áudio…
Da Coluna Eixo Capital, por Pablo Giovanni (interino) Um relatório da Polícia Federal, que levou…
Texto de Pablo Giovanni publicado na coluna Eixo Capital nesta terça-feira (19/11) — O ministro…
Coluna publicada neste domingo (17/11) por Ana Maria Campos e Pablo Giovanni — A Polícia…