ANA VIRIATO
Enquanto integrantes do funcionalismo local acumulam três anos sem o reajuste do auxílio-alimentação, o Tribunal de Contas do DF (TCDF) autorizou um incremento de 1,94% no benefício dos 618 servidores da Corte, incluindo conselheiros e procuradores do Ministério Público de Contas. A decisão foi publicada no Diário Oficial do DF da última segunda-feira (15/1), com base no artigo 112, da Lei Complementar nº 840, de 2011, e será aplicada a partir de 1º de janeiro deste ano.
A legislação, no entanto, é a mesma usada como argumento pelo GDF para não conceder aumento aos servidores, pois foi julgada inconstitucional pelo Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT) no ano passado. “Não houve reajuste nos últimos três anos e não há previsão de reajuste para 2018”, informou, em nota, a Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão.
Aumento exige lei específica
Na decisão, publicada em 6 de fevereiro de 2017, o relator, desembargador Jair Soares, definiu que o ” o preceito legal questionado permitia o aumento da remuneração de servidores sem prévia aprovação de lei específica, além de vincular esse reajuste a um fator de correção, o que é vedado tanto pela Constituição Federal”. O magistrado entendeu ainda que “o aludido reajuste anual constituía despesa que deveria ter dotação orçamentária prevista na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), sob pena de afronta à Lei de Responsabilidade Fiscal”.
A correção prevista pelo TCDF deve ser automática pela inflação, calculada pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), e custará R$ 15.715,74 ao mês, segundo cálculos do tribunal.
Coluna Eixo Capital, publicada em 21 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni (interino) Um…
Coluna Eixo Capital publicada em 21 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni Um áudio…
Da Coluna Eixo Capital, por Pablo Giovanni (interino) Um relatório da Polícia Federal, que levou…
Texto de Pablo Giovanni publicado na coluna Eixo Capital nesta terça-feira (19/11) — O ministro…
Coluna publicada neste domingo (17/11) por Ana Maria Campos e Pablo Giovanni — A Polícia…
ANA MARIA CAMPOS O colegiado da Comissão Eleitoral da OAB se reuniu na noite desta…