Coluna Eixo Capital, por Ana Maria Campos
O Tribunal de Contas do DF vai analisar hoje (19/10) as contas do exercício de 2020 do governo Ibaneis Rocha (MDB). É um ano atípico pelos gastos emergenciais na saúde e por envolver definições de prioridades tomadas em um momento dramático do início da pandemia, e ainda sem vacinas, com hospitais abarrotados e pessoas morrendo sem uma luz no fim do túnel. Passar nesse teste é muito importante para o governador do DF e, segundo a coluna apurou, ele vai conseguir. O relator das contas é o conselheiro Inácio Magalhães Filho. A sessão será transmitida pelo site do TCDF.
Cada caso é um caso
Indícios de irregularidades em gastos com saúde são apurados em processos separados, caso a caso. Se algo for encontrado, não acarretará reprovação das contas.
Um futuro aberto pela aposentadoria
O conselheiro Renato Rainha vai julgar hoje o 20º processo de contas do governo da carreira dele no Tribunal de Contas do Distrito Federal. O primeiro foi em 2001, na gestão Roriz. Depois de ser delegado, deputado distrital e conselheiro, Rainha pode se aposentar a partir de abril. Detalhe: a tempo de se filiar a um partido político e se candidatar nas eleições de 2022, se quiser. Vai querer?
Depois do confronto entre Ciro Gomes, Lula e Dilma Rousseff, com chumbo trocado na semana passada, o diretório nacional do PT vai discutir um possível veto de alianças regionais entre o partido e aliados do pedetista. A proposta foi protocolada pelo secretário de Relações Internacionais do PT, Romênio Pereira, da tendência Movimento PT, que ressalta: “Diante dessas agressões e para respondê-las com a firmeza necessária, propomos ao Diretório Nacional que proíba o PT do estado do Ceará de formar alianças eleitorais com a família Ferreira Gomes. Nós temos muito claro que eles não têm nenhuma identidade com o que foi e é o trabalhismo de Brizola e do PDT”.
Candidato próprio
A medida é polêmica. No Ceará, a aliança entre PT e o grupo político de Ciro Gomes governa o estado há quatro mandatos — inclusive nos últimos dois, com o governador petista Camilo Santana, que chegou ao poder com base nessa aliança. Como ele não pode disputar a reeleição, dois pedetistas querem, agora, liderar o grupo. Um dos cotados para concorrer ao governo é o ex-prefeito de Fortaleza Roberto Cláudio (PDT). Outro potencial candidato desse grupo é o presidente da Assembleia Legislativa do estado, deputado Evandro Leitão (PDT), que é cartola do Ceará Sporting Club, time de futebol da Série A. Um rompimento agora abriria possibilidade de o PT lançar candidato próprio.
Vice no DF
No DF, o PDT está bem mais próximo da pré-candidatura do senador José Antônio Reguffe (Podemos-DF) ao Buriti, com a possível indicação do ex-deputado Joe Valle (PDT) como vice.
Agenda dupla
Flávia Arruda (PL) divide a agenda entre os compromissos nacionais e locais. Ela se desdobra entre reuniões na condição de ministra-chefe da Secretaria de Governo da Presidência da República e solenidades públicas, como a de ontem, de inauguração da UPA do Paranoá, em que posou para várias selfies com potenciais eleitores.
Ironia do destino
A nova lei de improbidade administrativa pode ser a salvação do procurador Diogo Castor, demitido pelo CNMP por mandar instalar um outdoor de promoção da Operação Lava-Jato. É que, para perder o cargo, Castor terá de ser condenado pela Justiça por ato de improbidade. Segundo integrantes do MPF, será uma ironia salvá-lo com uma lei tão criticada pela própria classe.
Eles também querem
Depois do anúncio do pagamento da terceira parcela do reajuste dos servidores do DF, policiais civis começam a se mobilizar nas redes sociais em busca da paridade com o salário da PF.
Só papos
“Ditadura da toga? STF forma maioria para manter ordem de prisão de Zé Trovão. Foram 8 votos a ZERO contra seu HC. Enquanto isso, vândalos e terroristas de esquerda seguem destruindo patrimônio e instaurando o caos sob anuência e leniência de inimigos do Brasil”
Deputada Carla Zambelli (PSL-SP), sobre a prisão preventiva do caminhoneiro Zé Trovão, bolsonarista que incentivou as manifestações do 7 de Setembro contra o STF
“Além da fuga do distrito da culpa, há notícias de que Marcos Antônio Pereira Gomes solicitou asilo político ao governo do México, com nítido objetivo de burlar a aplicação da lei penal, o que indica, nos termos já assinalados, a necessidade de manutenção da decretação de sua prisão preventiva”
Ministro Alexandre de Moraes, do STF, sobre Zé Trovão, que está foragido há mais de um mês e chegou a gravar vídeos, divulgados nas redes sociais, criticando o Judiciário
Coluna Eixo Capital, publicada em 21 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni (interino) Um…
Coluna Eixo Capital publicada em 21 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni Um áudio…
Da Coluna Eixo Capital, por Pablo Giovanni (interino) Um relatório da Polícia Federal, que levou…
Texto de Pablo Giovanni publicado na coluna Eixo Capital nesta terça-feira (19/11) — O ministro…
Coluna publicada neste domingo (17/11) por Ana Maria Campos e Pablo Giovanni — A Polícia…
ANA MARIA CAMPOS O colegiado da Comissão Eleitoral da OAB se reuniu na noite desta…