A Sociedade de Transporte Coletivo de Brasília (TCB) ficará responsável por gerir e operar o transporte escolar do Distrito Federal. A estatal e a Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob) têm 30 dias para assinar um convênio de cooperação técnica para que a mudança se efetive. Uma equipe de transição definirá o cronograma para que o processo seja concluído. A intenção do GDF é, com as alterações, reduzir o custo do sistema e melhorar a qualidade do serviço.
O grupo de trabalho da Câmara Legislativa se reuniu ontem para debater o reajuste das passagens de ônibus da capital. O encontro contou com parlamentares e técnicos para buscar alternativas ao aumento. O secretário de Transporte e Mobilidade, Valter Casimiro, foi convidado para participar do debate, mas não compareceu. A oposição cobrou mais participação do governo. “O debate sobre o abusivo aumento das tarifas do transporte público precisa ser transparente e o GDF tem a obrigação de participar”, reclamou Fábio Felix (PSol).
O GDF terá de apresentar projeto de manutenção e reparação contínua para garantir o funcionamento perfeito das escadas rolantes e dos elevadores da Rodoviária do Plano Pilito. Decisão da 3ª Vara da Fazenda Pública do DF, em ação ajuizada pela Ordem dos Advogados do Brasil no DF (OAB/DF), obriga o Executivo local a tomar as medidas. O magistrado deu 90 dias para que a determinação seja cumprida, sob pena de multa diária de R$ 5 mil.
A 1ª Vara de Fazenda Pública do DF negou pedido do Sindicato dos Servidores do Poder Legislativo e do Tribunal de Contas do Distrito Federal (Sindical) para anular um decreto da Mesa Diretora da Câmara Legislativa que acabou com o pagamento de insalubridade para algumas unidades da Casa. O sindicato questionava os laudos usados para embasar a decisão de extinguir o adicional, mas o juiz entendeu que os estudos eram suficientes para manter o corte.
O advogado Bruno Martins foi nomeado pelo presidente da República, Jair Bolsonaro, desembargador substituto do Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE/DF). Ele assume o lugar antes ocupado por Flávio Brito. Martins é assessor jurídico da Presidência do Tribunal de Contas do Distrito Federal (TJDFT) e especialista em direito eleitoral.
O governador Ibaneis Rocha (MDB) sancionou a lei, de autoria da distrital Júlia Lucy (Novo), que revoga a obrigação de que bares e restaurantes vendam preservativos. A mudança era uma reivindicação do comércio local, que afirmava que a exigência dificultava os negócios ao aumentar a burocracia. Também há o argumento de que não foram feitos estudos para embasar a obrigatoriedade, que valia desde junho de 2018.
“Fora, Folha de S.Paulo, você não tem moral para perguntar, não (…) Cala a boca”
Jair Bolsonaro, presidente da República
“Além da falta de educação e do senso de superioridade, a fala também deixa claro seu apreço pela censura”
Paulo Teixeira (PT), deputado federal
Eixo Capital - À queima-roupa publicado em 19 de janeiro de 2025, por Ana Maria…
Coluna Eixo Capital publicada em 19 de janeiro de 2025, por Ana Maria Campos Um…
Coluna Eixo Capital publicada em 18 de janeiro de 2024, por Ana Maria Campos A…
ANA MARIA CAMPOS Morreu nesta manhã (17), o desembargador aposentado Edson Alfredo Martins Smaniotto, do…
ANA MARIA CAMPOS O secretário de Transporte e Mobilidade, Zeno Gonçalves, anunciou que não haverá…
POR ANA MARIA CAMPOS — Confira entrevista com Ibrahim Yusef, presidente do Sindicato dos servidores públicos…