À Queima Roupa, por Samanta Sallum – Cláudia Alcântara – Presidente do Sindicato dos Delegados de Polícia Civil do DF
Sindepo defende federalização da Segurança Pública do DF
Na sua avaliação, qual a responsabilidade e o papel da PCDF no plano de segurança operacional que deveria ter resguardado a Esplanada no domingo passado ?
O papel da Polícia Civil é de investigar e apurar crimes após sua ocorrência, cabendo elucidar autoria e materialidade sobre eles. É importante deixar claro qual a atribuição de cada Polícia. No caso de policiamento ostensivo, a responsabilidade é da PM. Reforço que o papel que cabia à Civil foi feito com excelência. Os criminosos foram identificados, presos e há uma investigação em curso em cada ocorrência.
O serviço da Inteligência da PCDF também não falhou?
Não houve falha da inteligência da Polícia Civil. Mas, fomos informados de que antes do protesto, a inteligência da PCDF teria feito um relatório e teria encaminhado para a Secretaria de Segurança Pública, responsável pela tomada de decisões, neste caso.
O que acha da proposta de federalização das forças de segurança do DF, já que é União a pagadora dos salários?
Eu e a grande maioria dos filiados ao Sindepo somos a favor da federalização. Nós vamos apresentar nesta semana ao governo federal um anteprojeto de Medida Provisória ao governo federal para dispor sobre a utilização da Polícia Civil pelo GDF. O texto diz que compete à União, por iniciativa do Presidente da República, estabelecer as normas gerais da organização básica e institucional da Polícia Civil.
O governo federal que deve mandar nas polícias da capital federal ?
Um ponto importante da MP prevê que, em casos de grave comprometimento da ordem pública, os órgãos de Segurança serão utilizados pelo governo federal mediante ato do presidente da República, no qual serão indicados a subordinações temporárias para fins operacionais.
Um das críticas é que as polícias do DF são as mais bem pagas do Brasil. Como está a remuneração dos delegados em comparação com o resto do País?
Já fomos a Polícia Civil mais bem paga, entretanto a atual situação é bem diferente. Em termos salariais, a PCDF está em 19º lugar, o que demonstra que houve um grande achatamento. Acreditamos que isso deve a essa situação mal definida do nosso vínculo jurídico, com qual esfera.
Alguma informação ou consideração a mais que gostaria de acrescentar?
As Entidades Sindicais, tanto o Sindepo quanto o Sinpol, aguardam essa questão relativa ao vínculo jurídico da PCDF. Nós acreditamos que este é o momento propício. É bom esclarecer que em todos os países presidencialistas, onde funciona a Capital da República dos países, a Polícia local é vinculada ao Governo Federal.