O Sindicato dos Policiais Civis do Distrito Federal (Sinpol-DF) recebeu, na tarde de quinta-feira, a visita, considerada histórica pela categoria, do cardeal dom Paulo Cezar Costa, arcebispo de Brasília. Em um gesto de proximidade e respeito, ele foi carinhosamente recepcionado pela diretoria e pelos funcionários da entidade. O arcebispo fez questão de cumprimentar pessoalmente cada um dos presentes. Com simplicidade e carisma, percorreu todas as instalações da unidade, abençoando cada espaço e deixando uma mensagem de fé, paz e harmonia. Dom Paulo Cezar Costa participou, recentemente, do Conclave que elegeu o papa Leão XIV. Também esteve em Roma durante as últimas homenagens póstumas prestadas ao papa Francisco, demonstrando seu papel de destaque no cenário eclesiástico mundial. A visita foi considerada pelo presidente do Sinpol-DF, Enoque Venancio de Freitas, como a mais importante já recebida pela entidade em seus 36 anos de existência. “Muitas figuras importantes já passaram por aqui, mas essa visita teve um significado especial. Foi uma visita espiritual. Dom Paulo Cezar nos trouxe paz, esperança e renovou nossa fé. Saímos daqui fortalecidos por sua presença e por sua bênção”, destacou o presidente.
Bênção especial
Durante o encontro, dom Paulo Cezar fez uma bênção especial a todos os policiais civis do Distrito Federal. Ele ressaltou a importância do trabalho da Polícia Civil. “É uma alegria para mim estar aqui no sindicato, estar aqui com vocês. A Igreja deseja que cada categoria possa exercer sua missão e seu trabalho na sociedade com dignidade e respeito. O policial, antes de qualquer coisa, é uma pessoa, um ser humano, alguém que, ao final do seu dia, quer voltar para a sua família e que precisa ser olhado e protegido. E o sindicato tem um papel fundamental na vida de uma sociedade, de uma classe e dos policiais”, afirmou dom Paulo.
Festa Junina do Iate: tradição
Hoje é o último dia da tradicional Festa Junina do Iate Clube na edição 2025. Muita gente já passou por lá, para conferir as comidas típicas, com restaurantes e lanchonetes da cidade, forró e uma beleza de decoração. O secretário de Governo, José Humberto Pires, esteve na abertura, quarta-feira. O governador Ibaneis Rocha (MDB) e a vice-governadora Celina Leão (PP) foram na quinta-feira. Foram recepcionados pelo comodoro, Luiz André Reis, e pelo presidente da CEB, Edison Garcia, que integra o Conselho Deliberativo do Iate Clube.
Projeto cria critérios para a venda de substâncias químicas tóxicas
Casos recentes envolvendo envenenamento por arsênico despertaram comoção. Nesta semana, uma jovem de 17 anos, Ana Luiza de Oliveira Neves (foto), morreu depois de comer um bolo contaminado com arsênico em Itapecerica da Serra, em São Paulo. O episódio reacendeu o debate já que apenas alguns meses antes, outra jovem, de 14 anos, da mesma cidade, havia sido envenenada com arsênico, dessa vez misturado em uma bebida. Nesse contexto, o deputado federal Julio Cesar Ribeiro (Republicanos-DF) apresentou projeto de lei que institui a Política Nacional de Prevenção ao Uso Criminoso de Substâncias Químicas Tóxicas. A proposta estabelece critérios para a comercialização e a rastreabilidade dessas substâncias e dispõe sobre penalidades administrativas e agravantes penais. O parlamentar explica que os episódios revelam falhas graves na rastreabilidade e no controle dessas substâncias. “Ainda que algumas possuam uso legítimo, na indústria, pesquisa científica ou medicina, a inexistência de regras claras sobre comercialização, identificação de compradores e notificação de operações suspeitas facilita seu desvio e uso criminoso”, alerta.
Risco de pedalada fiscal
Durante entrevista à Rádio Senado sobre o Programa Pé-de-Meia, do governo federal, o senador Izalci Lucas (PL-DF), que é contador, alertou para a suposta irregularidade no mecanismo de pagamento adotado pelo Executivo. Explicou que nenhum programa público pode ser executado sem previsão orçamentária. “O governo quer destinar de R$ 12 bilhões a R$ 13 bilhões para o programa, mas não há previsão orçamentária para isso. Agora, sem recursos, tenta tirar de um lado e outro, inclusive, mexendo no IOF. Isso pode acabar configurando pedalada fiscal”, afirmou.
Festa de filiação
A filiação oficial do desembargador aposentado Sebastião Coelho, do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT), ao Novo será na próxima terça-feira. O partido prepara uma comemoração no restaurante Camarada Camarão, no Shopping ID. Detalhe: as vagas são limitadas e cada um paga o seu.
Primos e aliados
Candidato a governador nas eleições de 2022, Rafael Parente não é do PT, mas tem um motivo pessoal para torcer pela vitória de Guilherme Sigmaringa na disputa pela presidência regional do partido. Ele é primo de Guilherme. Os pais do petista, Marina e Luis Carlos Sigmaringa, que morreu em 2018, são padrinhos de Rafael.
Planos
Rafael Parente tem analisado as possibilidades de filiações. Aproximou-se do presidente Lula, mas não se decidiu pelo PT. Outro caminho seria o PDT. Também tem convite para ingressar no PSD. Parente pensa em concorrer a um mandato de deputado federal ou distrital.