DER-DF
DER-DF Crédito: Instagram/Reprodução. Cidades. Servidores do DER fazem curso de tiro na PRF. DER-DF

Sem direito a porte de armas, servidores do DER-DF recebem aulas de tiro

Publicado em CB.Poder

Coluna Eixo Capital/Por Helena Mader

Servidores do Departamento de Estradas de Rodagem (DER-DF) fizeram um curso de atualização profissional que inclui aulas de armamento e tiro. O detalhe é que a categoria não tem porte de armas… A capacitação foi oferecida pela Polícia Rodoviária Federal e, segundo a assessoria do DER-DF, não teve custos para a instituição. O departamento alegou que, “apesar de os profissionais não portarem armas, há situações em que os agentes se deparam com condutores que abandonam o veículo com armas em seu interior nas rodovias ou de pessoas de má índole que se desfazem dessas armas quando se deparam com uma blitz”. O treinamento, alega o DER, capacita os agentes para agirem nesse tipo de situação.

Venda direta para mais 1.499 famílias

O governo quer intensificar as ações de regularização de Vicente Pires. A Agência de Desenvolvimento de Brasília (Terracap) abre hoje prazo para moradores do Trecho 1 aderirem à venda direta. São, ao todo, 1.499 lotes. O edital para a conclusão do negócio deve sair até o começo de abril. Ontem, houve ainda uma reunião com representantes do setor produtivo do bairro, para discutir a legalização de lotes comerciais. A expectativa da empresa é fazer a venda direta dos primeiros terrenos não residenciais este ano.

Afago nos coordenadores de ensino

O deputado distrital Eduardo Pedrosa (PTC) recebeu os coordenadores das regionais de ensino da Secretaria de Educação do DF para um jantar em sua casa, na noite de quarta-feira. Durante o encontro, eles conversaram sobre os principais problemas da rede pública. Pedrosa se comprometeu a destinar, nos quatro anos de mandato, R$ 21 milhões às escolas do DF. Os recursos podem ser usados por meio do Programa de Descentralização Administrativa e Financeira (PDAF), criado para dar autonomia financeira nas escolas e regionais de ensino.

Julgamento adiado

Relator da ação judicial de investigação eleitoral contra o senador Izalci (PSDB), o desembargador do TRE-DF Waldir Leôncio retirou o processo de pauta ontem, para melhor analisá-lo. A ação estava na sessão de ontem da Corte, suscitada por uma denúncia de que a professora Amábile Pácios, que concorreu ao Senado pelo PR, seria laranja de Izalci no repasse de recursos. Não há prazo para o tema voltar à pauta. No TRE-DF, a expectativa é de que a ação contra o distrital José Gomes, do PSB, tenha julgamento retomado já na semana que vem.