Senador Acir Gurgacz
Senador Acir Gurgacz Jefferson Rudy/Agência Senado Senador Acir Gurgacz

Com autorização da Justiça do DF, senador preso passará férias no Caribe

Publicado em CB.Poder
ALEXANDRE DE PAULA

Preso em regime aberto desde outubro de 2018 por crimes contra o sistema financeiro, o senador Acir Gurgacz (PDT-RO) passará férias no Caribe de 17 de julho a 3 de agosto. A viagem foi autorizada pelo Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios. O político cumpre expediente no Senado Federal.

O pedido da defesa de Gurgacz para passar dias de folga num resort no Caribe recebeu também parecer favorável do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios. Com a decisão, a execução penal fica suspensa durante o período da realização da viagem.

Gurgacz deve retornar na primeira semana de agosto e se submeter à apresentação bimestral obrigatória. “ A omissão de comparecimento à apresentação bimestral de agosto/2019 para reinício do cumprimento da pena acarretará a imediata expedição de mandado de prisão”, diz trecho da decisão do juiz Fernando Luiz de Lacerda Messere, da Vara de Execuções das Penas em Regimento Aberto do Distrito Federal.

Condenação

Em setembro do ano passado, Gurgacz foi condenado a quatro anos e seis meses de prisão porque teria, segundo o processo, obtido um financiamento fraudulento junto ao Banco da Amazônia. Os recursos deveriam ser utilizados financiar compras de ônibus da empresa Eucatur, da qual o político era diretor. Parte do valor teria sido desviada e o próprio Gurgacz teria embolsado R$ 525 mil.