Secretário de Desenvolvimento Econômico do GDF, Ruy Coutinho
Secretário de Desenvolvimento Econômico do GDF, Ruy Coutinho Arthur Menescal/Esp. CB/D.A Press Secretário de Desenvolvimento Econômico do GDF, Ruy Coutinho

Secretário revela plano para construção de gasoduto que ligará São Carlos (SP) a Brasília

Publicado em CB.Poder
Coluna Eixo Capital/Por Ana Maria Campos

 

À QUEIMA-ROUPA

Ruy Coutinho, Secretário de Desenvolvimento Econômico do DF

Você mencionou a possibilidade de entregar à iniciativa a operação da Rodoviária do Plano Piloto. Como seria isso?
Estamos estudando, junto com o secretário de Transporte, uma forma de transferir a rodoviária à iniciativa privada através de uma PPP ou concessão. É um equipamento urbano com graves problemas estruturais que tem merecido intervenções fortes, mas sem surtir efeito satisfatório. Por ali transitam diariamente 600 mil pessoas.

Que outros projetos estão em estudo?
Privatização da Caeab e Metrô, além da construção do gasoduto São Carlos (SP) a Brasília. Uma obra de 904 km que custará 1 bilhão de dólares a serem investidos exclusivamente pela iniciativa privada. São Carlos é o ponto de conexão do gasoduto Brasil-Bolívia, de onde vem o gás a ser direcionado para o DF.

PPPs, como o Centro Administrativo do DF, nunca funcionaram no DF. Neste caso, há suspeitas de corrupção. Como evitar que haja novos escândalos?
Aumentar o rigor na fiscalização dos contratos, principalmente para impedir a formação de cartéis de empreiteiras.

Do ponto de vista da iniciativa privada, o fato de PPPs não funcionarem cria uma certa insegurança jurídica para investimentos. Qual garantia o governo pode dar para quem quer entrar num negócio com o governo?
As PPPs não funcionaram no passado por equívocos na sua formulação. Hoje há um clima jurídico-institucional positivo, maior transparência e efetivo controle por parte dos órgãos reguladores.

Há quem diga que o discurso radical do presidente Bolsonaro afugenta investidores internacionais. Acredita nisso?
Há abundância de recursos disponíveis no mundo para investimentos. Temos a convicção de que nossos projetos são muito atrativos para o capital internacional.