Com um mês de mandato, Ibaneis Rocha apostou em duas áreas principais: saúde e segurança pública. Não à toa foram os temas dos dois projetos aprovados pelos deputados distritais em convocação extraordinária na semana passada. O governo conseguiu criar a gratificação para trabalho voluntário da Polícia Civil e a autorização para ampliar para outras unidades o modelo de gestão do Instituto Hospital de Base. Nesse período, Ibaneis também decretou estado de emergência na saúde e reabriu em tempo integral duas delegacias que funcionavam sem plantão. Na segurança, ele ainda anunciou a criação de uma delegacia especializada no combate à grilagem de terras. Outras medidas foram adotadas, como a determinação de corte de até 25% nos contratos públicos, o anúncio de projetos como o pacote de desburocratização na concessão de alvarás e o investimento em PPPs. Mas o foco foram as duas áreas que mais produzem reclamações e demandas da população.
Uma dúvida ainda aflige servidores públicos. No fim do primeiro mês de governo, ainda não há calendário para pagamento dos reajustes salariais.
O GDF levou um ipê-amarelo, símbolo do governo Ibaneis, para o saguão do aeroporto de Brasília. Uma campanha de boas-vindas aos novos deputados e senadores que tomam posse amanhã.
Aposta no meio político é de que em seis meses Ibaneis Rocha terá uma nova equipe. Quem não mostrar resultados rápidos estará fora. O governador tem pressa.
O secretário de Fazenda, Planejamento, Orçamento e Gestão, André Clemente, vai apresentar hoje à imprensa uma análise sobre o relatório de gestão fiscal de 2018. Ele não deve exibir rombos ou dívidas, mas mostrar as medidas adotadas no primeiro mês do mandato de Ibaneis Rocha.
Depois de desistir de nomear a médica Renata Rainha como diretora-presidente do novo Instituto de Saúde, o governador Ibaneis Rocha decidiu indicar para o cargo o secretário adjunto de Gestão da Secretaria de Saúde, Francisco Araújo Filho. Ele é formado em Serviço Social com especialização em gestão pública e atuou em cargos comissionados em Alagoas, na Câmara dos Deputados e no Ministério das Cidades. O nome foi aprovado ontem pelo Conselho de Administração do Instituto Hospital de Base, por sete votos favoráveis, dois contrários e duas abstenções.
Aliada do presidente Jair Bolsonaro, a deputada eleita Bia Kicis (PSL/DF) disputa a Presidência da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados. Se o projeto vingar, a procuradora aposentada será a primeira mulher a comandar a comissão por onde passam todos os projetos, alguns em caráter terminativo.
Depois de deixar a presidência da Câmara Legislativa, Joe Valle se afastou do cotidiano da política. O ex-deputado tem se dedicado à sua grande paixão, os orgânicos. No final da semana, ele participou do “Fruto – As Possibilidades de Alimentar o Mundo”: um seminário em São Paulo. Ao lado de Alex Atala, Bela Gil e Paola Carosella, Joe apresentou a experiência da fazenda Malunga, de sua propriedade, e debateu sobre as políticas públicas da pauta de alimentação.
Eixo Capital - À queima-roupa publicado em 19 de janeiro de 2025, por Ana Maria…
Coluna Eixo Capital publicada em 19 de janeiro de 2025, por Ana Maria Campos Um…
Coluna Eixo Capital publicada em 18 de janeiro de 2024, por Ana Maria Campos A…
ANA MARIA CAMPOS Morreu nesta manhã (17), o desembargador aposentado Edson Alfredo Martins Smaniotto, do…
ANA MARIA CAMPOS O secretário de Transporte e Mobilidade, Zeno Gonçalves, anunciou que não haverá…
POR ANA MARIA CAMPOS — Confira entrevista com Ibrahim Yusef, presidente do Sindicato dos servidores públicos…