orçamento
orçamento Minervino Junior/CB/D.A. Press. orçamento

Rollemberg deixa sanção do orçamento para Ibaneis

Publicado em CB.Poder

Eixo Capital

O ex-governador Rodrigo Rollemberg (PSB) não aceitou sancionar o orçamento de 2019 aprovado pela Câmara Legislativa. Ele não aprovou as mudanças feitas pelos deputados distritais. Segundo nota técnica elaborada pela equipe da Secretaria de Fazenda, comandada por Wilson de Paula, houve remanejamento de despesas vedadas pela Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), houve alteração da carga tributária da cesta básica em 157% e estimativa da receita tributária merece avaliação mais criteriosa. Por isso, Rollemberg comunicou a Ibaneis que não sancionaria o texto. Caberá ao atual governador a providência. O prazo é ate 11 de janeiro.

Na defesa do legado

De férias e pelo Twitter, o ex-governador Rodrigo Rollemberg (PSB) comentou a decisão do governador Ibaneis Rocha (MDB) de expandir o modelo de gestão do Instituto Hospital de Base: “Ibaneis desistiu de acabar com o Instituto Hospital de Base. Ao contrário, resolveu expandi-lo. Vai ter muito mais coisa que não fará como prometeu. E fará como era possível e necessário fazer”. E acrescentou: “Vamos aguardar os novos anúncios”. Rollemberg havia dito que faria uma quarentena para ver as coisas acontecerem antes de começar a se manifestar. Mas, pelo visto, o pavio é curto.
http://

Começa resistência

Candidata pelo PSol ao Palácio do Buriti, a professora Fátima Sousa criticou ontem a decisão do governador Ibaneis Rocha de ampliar o modelo de gestão do Instituto Hospital de Base, como foi anunciado ontem de manhã. “Mudança de discurso entre a campanha e o governo. Privatização geral do SUS-DF vem por aí. Não vamos deixar. O SUS é nosso e por ele vamos seguir lutando”, afirmou.

Da Polícia Civil para a advocacia

Ex-diretor-geral da Polícia Civil do DF, o delegado Jorge Xavier se aposentou ontem. Agora vai aproveitar a expertise dos anos de investigação para atuar do outro lado do balcão, como advogado criminalista. Xavier já foi sondado para atuar num caso de grande repercussão e ainda analisa a situação antes de dizer se topa. Ele deve atuar como sócio do escritório do advogado Raul Sabóia, que funciona no Lago Sul.

Proteção divina

O governador Ibaneis Rocha (MDB) aposta em proteção espiritual para enfrentar os próximos quatro anos de gestão. No seu gabinete, ele colocou um exército de santos. Tem para toda fé, no móvel que fica bem atrás de sua mesa de despachos. Sem trocadilhos.

Siga o dinheiro

R$ 8.734.613.305,00

É o valor da dívida pública do Distrito Federal, registrada até setembro de 2018, segundo o Portal da Transparência do DF. Desse montante, R$ 4.125.698.893,00 correspondem a precatórios.

Novas delegacias

O diretor-geral da Polícia Civil, Robson Cândido, pretende construir três delegacias que hoje funcionam em prédios alugados, em Taguatinga (12ª DP), Sobradinho 2 (35ª DP) e no Setor de Indústria e Abastecimento (8ª DP). Também planeja entregar um novo prédio para o Instituto de Medicina Legal (IML), dentro do Complexo da Polícia Civil do DF. “Teremos o melhor IML da América Latina”, promete.

Em Vicente Pires

O presidente do Sindicato dos Delegados de Polícia Civil (Sindepo/DF), Rafael Sampaio, vai chefiar a 38ª Delegacia de Polícia (DP), em Vicente Pires.

Sem verba indenizatória

O deputado distrital Eduardo Pedrosa apresentou ofício ontem em que abre mão de toda a verba indenizatória no mandato na Câmara Legislativa.

Adelmir renuncia a presidência da Fecomércio

Adelmir Santana renunciou ontem à Presidência do Sistema Fecomércio/DF. O ex-senador tinha um projeto de comandar do órgão nacional, a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), mas perdeu a eleição. Depois de 17 anos, decidiu se dedicar a outros projetos. Agora, haverá novas eleições. No lugar de Adelmir, assume interinamente a presidência do Sistema Fecomércio-DF o primeiro vice-presidente, Francisco Maia.

De volta ao MPDFT

O ex-deputado distrital Chico Leite voltou hoje ao trabalho no Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT), de onde saiu em 2002, para se candidatar pela primeira vez à Câmara Legislativa. Foi como promotor de Justiça na Ceilândia em vários júris que ele ficou conhecido. Agora vai atuar na segunda instância na 11ª Procuradoria de Justiça, em processos criminais. No próximo dia 24, ele já participa da primeira sessão na 2ª Turma do Tribunal de Justiça do DF.