Após dois meses sem um nome à frente da pasta, o governador Rodrigo Rollemberg (PSB) anunciou Marcia Alencar como a nova secretária da Segurança Pública e da Paz Social do DF. Atualmente, ela é subsecretária de Segurança Cidadã e preenche o cargo deixado pelo sociólogo Arthur Trindade, que pediu exoneração em 5 de novembro passado. O comando da Polícia Militar também sofre mudança: sai Florisvaldo César e entra o Coronel Marco Antônio Nunes.
Marcia Alencar é psicóloga, bacharel direito, pós graduada em sociologia e atuou em Moçambique na reforma penal e penitenciária. A nova secretária de Segurança do DF é pernambucana, trabalhou como secretária executiva de Segurança Cidadã em Jaboatão (PE) e é ligada ao ex-governador de Pernambuco Eduardo Campos (morto em 2014). Ela trabalhou no Pacto Pela Vida, programa de segurança pública de Campos quando chefe do Executivo daquele estado nordestino — integrante histórico do PSB e amigo pessoal de Rollemberg —, iniciativa governamental que influenciou o Viva Brasília, lançado pelo socialista do DF no início do mandato.
A saída do ex-chefe da área foi uma das mais conturbadas da atual gestão, comparável apenas à do ex-chefe da Casa Civil Hélio Doyle, em junho. Trindade deixou a função após o polêmico episódio de embate entre a Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) e docentes no Eixão Sul — na ocasião, representantes do Sindicato dos Professores (Sinpro) fecharam a via em horário de pico e acabaram retirados à força.
O episódio teve grande repercussão: os deputados distritais aproveitaram o momento e receberam os sindicalistas na Câmara Legislativa com rosas brancas para “simbolizar a paz”. Acusou-se a PMDF de desrespeitar direitos humanos. Insatisfeito por não ter sido consultado na ação, Trindade saiu e afirmou que “o secretário de Segurança no DF é uma rainha da Inglaterra”, afinal os comandantes das polícias e dos bombeiros respondem diretamente ao governador.
Nos últimos dois meses, Rollemberg procurou um nome para o cargo. Nesta quarta-feira (6), finalmente o anunciou. Junto à saída do comandante da PMDF, apesar da pressão exercida por militares à época para não trocá-lo. Coronel Hamilton continua à frente do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF) e Eric Seba, da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF)
Coluna Eixo Capital, publicada em 24 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni (interino) À…
Coluna Eixo Capital, publicada em 24 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni (interino) O…
Coluna Eixo Capital, publicada em 23 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni (interino) A…
Coluna Eixo Capital, publicada em 23 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni (interino) O…
Coluna Eixo Capital publicada em 22 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni O Ministério…
Coluna Eixo Capital, publicada em 21 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni (interino) Um…