Ciro Gomes e Rollemberg
Ciro Gomes e Rollemberg Crédito: Reproducao. Ciro Gomes e Rollemberg

Rollemberg mantém apoio no DF para Ciro e oferece vaga ao Senado na chapa

Publicado em CB.Poder

ANA MARIA CAMPOS

O governador Rodrigo Rollemberg (PSB) assegura ao PDT/DF uma vaga em sua chapa para uma possível aliança. Ele lamentou a sinalização de seu partido, de se manter neutro na disputa presidencial, e não apoiar o nome de sua preferência, Ciro Gomes (PDT).

Para Rollemberg, essa posição não inviabiliza uma coligação no DF. “Aguardamos uma decisão do PDT”, disse. A convenção regional do partido ocorrerá no próximo domingo (05/08).

Na chapa de Rollemberg, o vice será Eduardo Brandão (PV). O deputado Chico Leite (Rede) e a ex-secretária de Planejamento, Orçamento e Gestão Leany Lemos (PSB) são os nomes para o Senado. O governador afirma que, numa negociação, uma das vagas ao Senado poderá ser do PDT.

O candidato mais provável seria o presidente da Câmara Legislativa, Joe Valle (PDT). Mas há muitas resistências a esse acordo entre os pedetistas de Brasília.

Em reunião com o presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, ocorrida ontem (31/08), ficaram acertadas algumas condições para que o partido feche uma aliança no DF em torno da reeleição de Rollemberg. A primeira e mais importante seria o apoio nacional do PSB a Ciro Gomes, o que não deverá ocorrer.

A segunda exigência era uma participação do partido na chapa, com candidatura majoritária. Hoje o PDT tem um concorrente ao GDF, o ex-deputado Peniel Pacheco.

Num acordo nacional entre PT e PSB, o partido do ex-presidente Lula decidiu hoje (01/08) retirar a candidatura de Marília Arraes (PT) em Pernambuco, para facilitar a reeleição do governador Paulo Câmara (PSB).

Em Minas, o PSB vai abortar a campanha de Márcio Lacerda, como medida de apoio à reeleição de Fernando Pimentel (PT).

Essas negociações levarão a direção do PSB a liberar o partido nos estados a fecharem os acordos mais convenientes para cada candidato socialista.

Para Rollemberg, essa posição é um equívoco. “O PSB terá papel secundário nesta eleição presidencial, ou melhor, não terá papel nenhum”, afirma.

Independentemente de qualquer decisão do PDT, Rollemberg diz que fará campanha no DF para Ciro Gomes.