Além de tentar esvaziar a reunião de parlamentares realizada na casa do deputado federal Izalci (PSDB), o encontro marcado pelo governador Rodrigo Rollemberg com distritais da base aliada na manhã de ontem tinha outro motivo. O chefe do Executivo está empenhado em organizar a linha de frente na batalha pelo comando das comissões da Câmara Legislativa. Depois da dura derrota sofrida com a eleição de Joe Valle (PDT), Rollemberg quer minar rivais do controle de colegiados estratégicos, como a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). Além de mostrar os números do último relatório fiscal do GDF, o governador ouviu os aliados sobre seus planos para as comissões.
Arquirrival de Rollemberg, Celina Leão (PPS) quer a CCJ, mas aliados do governador tentam convencer o pedetista Reginaldo Veras a concorrer ao posto. Os governistas dizem ter votos para colocar Reginaldo na presidência do colegiado, caso o distrital aceite a vaga. Ele diz que, primeiro, vai consultar o bloco e o partido. Há pressão de todos os lados. Telma Rufino (Pros) tem telefonado para colegas, pedindo votos para comandar a Comissão de Assuntos Fundiários (CAF). O colegiado é considerado estratégico, já que a Lei de Uso e Ocupação do Solo (Luos) será debatida este ano. O grupo que elegeu Joe Valle tenta emplacar Cristiano Araújo (PSD) no cargo. Ainda na oposição, Rafael Prudente (PMDB) é o nome para a Comissão de Economia, Orçamento e Finanças.
Parlamentares e aliados tentaram demover Rollemberg da ideia de marcar uma reunião com a base no mesmo horário do encontro na casa de Izalci. O senador Cristovam Buarque (PPS) ligou para o governador na tarde de segunda-feira e pediu “um gesto de grandeza”. Cristovam até convidou Rollemberg para participar do café da manhã, mas o chefe do Executivo manteve a reunião com seus aliados no mesmo horário. Pesou na decisão do governador declarações públicas de Izalci de que Brasília enfrentaria um “desgoverno”. O tucano é pré-candidato ao Palácio do Buriti.
Coluna Eixo Capital publicada em 22 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni O Ministério…
Coluna Eixo Capital, publicada em 21 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni (interino) Um…
Coluna Eixo Capital publicada em 21 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni Um áudio…
Da Coluna Eixo Capital, por Pablo Giovanni (interino) Um relatório da Polícia Federal, que levou…
Texto de Pablo Giovanni publicado na coluna Eixo Capital nesta terça-feira (19/11) — O ministro…
Coluna publicada neste domingo (17/11) por Ana Maria Campos e Pablo Giovanni — A Polícia…