Um detalhe da Operação Vigia, deflagrada sábado com cumprimento de mandados de busca e apreensão e prisão preventiva do ex-diretor-geral da Polícia Civil do DF, Robson Cândido. A apuração dos promotores do Núcleo de Investigação e Controle Externo da Atividade Policial (NCAP) e do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) revelou uma influência do ex-delegado-geral no Metrô-DF.
Ele conseguiu um emprego com salário de R$ 13,2 mil para uma jovem de 25 anos e, quando ela não quis mais prosseguir no relacionamento, recebeu um aviso para que procurasse o RH para o exame demissionário. A mulher reagiu, disse a Robson que revelaria publicamente a perseguição que sofria com o fim do namoro e, no mesmo dia, a demissão foi revista.
—
Advogado dos delegados poderá ser pago pelo sindicato
O Sindicato dos Delegados de Polícia Civil do DF (Sindepo) aprovou ontem uma deliberação de que a entidade deverá arcar com as despesas para a defesa de Robson Cândido e do delegado Thiago Peralva, também investigado e alvo da Operação Vigia. Segundo a entidade, esse custo com advogados para ajudar os delegados sindicalizados está previsto no estatuto do Sindepo.
—————–
Acordo de cooperação técnica entre o GDF e o Ministério da Cultura está em vias de ser finalizado para a reforma e o restauro do Teatro Nacional na parte que ainda não está tratada, a Sala Villa Lobos. A ideia é fazer também uma gestão compartilhada. Quem antecipou a informação foi o secretário de Cultura e Economia Criativa do DF, Cláudio Abrantes, durante cerimônia de tributo a Ruy Barbosa e celebração do Dia Nacional da Cultura, promovida ontem com organização da Comissão de Cultura, Esporte e Lazer da OAB/DF. “A gente espera, em breve, divulgar os termos e, inclusive, com o cronograma de atividades e de ações para a reconstrução, reforma e restauro do Teatro Nacional”, disse Cláudio Abrantes. A presidente da Comissão de Cultura, Veranne Magalhães, afirmou que esse foi o grande presente de um dia histórico para a Ordem do DF, ao receber autoridades e promover inédita programação cultural com o espetáculo Carmim canta Lamartine, concebido e conduzido pelo artista Roger Mello.
—————–
O fim de semana foi duro para a segurança pública com a prisão do ex-diretor-geral da Polícia Civil Robson Cândido e o afastamento do delegado Thiago Peralva, que passará a usar tornozeleira eletrônica. Os dois são acusados de usar a estrutura da corporação para stalkear uma ex-namorada de Robson. Mas pelo menos o titular da pasta, Sandro Avelar, teve uma alegria inédita: o Fluminense, seu time do coração, derrotou o Boca Juniors no Maracanã e levou o título da Libertadores. Sandro, por pouco, não acertou o placar. Ele apostou em 3 x 1. Deu até para celebrar a vitória com o técnico do Flu e da Seleção Brasileira, Fernando Diniz, e agradecer pelo jogão. “Grande Diniz, obrigado pelo título que não viria sem você, mas obrigado sobretudo pelo exemplo de trabalho, fé e perseverança que vai muito além do futebol”, disse Sandro.
—————–
O fim de semana também foi de esporte para o governador Ibaneis Rocha (MDB), que esteve no GP de São Paulo, em Interlagos, com a primeira-dama, Mayara Noronha. O líder do governo na Câmara Legislativa, Robério Negreiros (PSD), também estava lá. Depois do patrocínio ao Flamengo, o BRB entrou no circuito de Fórmula 1, numa parceria com os pilotos da BMW Alpine, que estamparam a marca do banco público do DF nos carros e nos capacetes. Os pilotos da escuderia, os franceses Pierre Gasly e Esteban Ocon, chegaram, respectivamente, em sétimo e décimo lugares, na corrida que teve o holandês Max Verstappen, já tricampeão, no pódio.
—————–
O Lide recebe, nesta quinta-feira, o ministro Ives Gandra Martins Filho, do Tribunal Superior do Trabalho (TST), para falar sobre segurança jurídica nas relações trabalhistas. O anfitrião do almoço-debate, empresário Paulo Octávio, esteve pessoalmente com o ex-presidente do TST na semana passada para convidá-lo. Estava acompanhado da deputada distrital Paula Belmonte (Cidadania), autora de uma homenagem para o jurista na Câmara Legislativa. Ives Gandra vai receber o título de Cidadão Honorário de Brasília, pela carreira como jurista, professor e magistrado. A solenidade será um dia depois do almoço do Lide.
—————–
No mesmo dia, a Câmara Legislativa do DF vai prestar duas homenagens. A pedido da deputada Paula Belmonte (Cidadania), além da condecoração a Ives Gandra Martins Filho, os distritais vão conceder o título Post Mortem ao DJ Jamaika (Jefferson da Silva Alves), no encerramento da semana dedicada ao Hip Hop, proposta pelo deputado Max Maciel (PSol). Entre outros feitos, o artista da Ceilândia popularizou o movimento cultural no DF.
Coluna Eixo Capital, publicada em 21 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni (interino) Um…
Coluna Eixo Capital publicada em 21 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni Um áudio…
Da Coluna Eixo Capital, por Pablo Giovanni (interino) Um relatório da Polícia Federal, que levou…
Texto de Pablo Giovanni publicado na coluna Eixo Capital nesta terça-feira (19/11) — O ministro…
Coluna publicada neste domingo (17/11) por Ana Maria Campos e Pablo Giovanni — A Polícia…
ANA MARIA CAMPOS O colegiado da Comissão Eleitoral da OAB se reuniu na noite desta…