639FD324-620A-433B-9998-4124F6912712

Robson Cândido: “Até o final de abril, nós da força de segurança estaremos todos vacinados”

Publicado em Entrevistas

À queima-roupa // Robson Cândido, Diretor-geral da Polícia Civil do DF

Por Ana Maria Campos

Quando começa a vacinação dos policiais civis?
Conforme anunciado pelo governador, a próxima prioridade são as forças de segurança e outra faixa de idade. Mas acreditamos que, com as próximas vacinas, mais tardar na próxima semana, estaremos iniciando a vacinação das forças de segurança: Polícia Civil, PM, bombeiro, o Detran, que está fazendo um trabalho exemplar, e o próprio DF Legal, os fiscais que estão também nas ruas. Tem também a Polícia Penal. Acredito que todos estaremos nessa prioridade.

Representa quantas pessoas?
Estamos calculando 17 mil pessoas. São 34 mil doses.

O governador Ibaneis Rocha, inaugurando uma escola, disse ontem (25/3) que a próxima prioridade são os professores. Eles serão imunizados junto com os servidores da segurança?
Pode ser que o governador decida assim. Nós vamos vacinar aos poucos. Na Policlínica da Polícia Civil, temos capacidade de vacinar de 800 a mil pessoas por dia, dependendo da nossa logística. A PM tem cerca de 9 mil homens. Então acredito que a gente consiga dividir as prioridades e vacinar todo mundo, num período curto.

Como vai ser a ordem? Tem alguma prioridade?
Estamos fazendo um cronograma para vacinar primeiro quem está na linha de frente, nos plantões, os servidores do IML que atendem muitas pessoas. Em seguida, vamos para as comorbidades e pela idade. Temos o Dr. Domith (de Paulo), diretor da Divisão de Transporte, nosso mais antigo servidor na ativa, que tem 70 anos. A nossa tropa é mediana. Imaginamos passar de 70 até 50 a 40 anos. Mas o servidor pode ter 25 anos, se estiver na linha de frente, terá prioridade. Os policiais que estão no balcão recebem várias pessoas, sem escolha.

Você acha que até o fim de abril todos os policiais civis estarão vacinados?
Com certeza. Até o final de abril, nós da força de segurança estaremos todos vacinados. Depende, também, de chegarem as vacinas no DF. Tivemos uma reunião com ele ontem (quarta-feira), com os sindicatos, e o governador anunciou que estaremos na lista de prioridades.

E os aposentados?
Estamos priorizando os policiais na ativa. Eles já estão sendo vacinados dentro do critério da idade. Os mais antigos já estão entrando nessa lista. A prioridade da vacina é para as forças de segurança da atividade-fim, que estão na ativa.

Como a pandemia atingiu a Polícia Civil?
Tivemos mais de 600 casos, correspondente a 15% do nosso efetivo. Perdemos três policiais.

E você, como ficou?
Estou totalmente recuperado. Estou trabalhando. Não parei nem um dia desde o início da pandemia. Só parei quando fiquei doente, quando estive internado, até me recuperar.