img_3505-37304190 Instagram/Reprodução

Representantes do PSB e Cidadania se reúnem para discutir aliança para oposição

Publicado em CB.Poder, Eixo Capital, GDF

Por Ana Maria Campos — PSB e Cidadania. Representantes dos dois partidos se encontraram ontem para discutir uma união eleitoral. De um lado, o diretor do Sebrae Valdir Oliveira e o presidente da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Ricardo Cappelli, do PSB. De outro, o ex-senador Cristovam Buarque e o presidente regional do Cidadania, Marcelo Aguiar. Valdir definiu: “Conspiração a favor de Brasília”. E Cappelli arrematou: “O principal desafio do Brasil é uma revolução na qualidade da educação. É sempre revigorante ouvir o reitor, governador, senador e eterno professor Cristovam Buarque, esbanjando energia aos 80 anos”.

——

Queda ou espancamento?

A brasiliense Marcela Luise, 31 anos, morreu na noite de segunda-feira em Aparecida de Goiânia, na região metropolitana de Goiânia. O caso é investigado como feminicídio. Ela chegou ao hospital com sinais de espancamento. O companheiro de Marcela, o fisiculturista Igor Porto Galvão, foi preso por suspeita de ser o responsável pela agressão. A jovem ficou em coma durante 10 dias e estava internada na UTI. De acordo com a polícia, ele a levou inconsciente ao hospital, com traumatismo craniano, a clavícula e oito costelas quebradas e escoriações pelo corpo. A explicação do fisiculturista foi de que ela caiu em casa.

——

Na folia, em campanha

O advogado Cleber Lopes foi um dos foliões da Festa do Divino no fim de semana em Planaltina. Aproveitou para se fazer mais conhecido entre os advogados, já que está costurando uma grande aliança para as eleições à presidência da OAB-DF em novembro. Ele esteve com o governador Ibaneis Rocha (MDB), com o secretário de Cultura e Economia Criativa, Cláudio Abrantes, com o presidente do Tribunal de Contas do DF, Márcio Michel, e com o deputado distrital Pepa (PP), na foto, entre outras personalidades de Brasília.

——

Medalha da Loja Maçônica

O governador Ibaneis Rocha foi agraciado ontem com a comenda Jafé Torres, medalha de ordem ao mérito da Loja Maçônica Areópago de Brasília. A condecoração é destinada às personalidades que atuam no desenvolvimento social e no progresso do Distrito Federal. “A medalha reconhece os feitos de pessoas dedicadas a atividades de caridade, beneficência e desenvolvimento do DF. Reconhecemos no nosso governador essa pessoa e não poderia ser diferente, por conta de todo o trabalho que ele desenvolve”, afirmou o venerável mestre da Loja Areópago de Brasília, Mateo Scudeler.

Uma comissão presidida por Mateo Scudeler esteve no Palácio do Buriti para fazer a entrega da medalha ao governador. Estiveram presentes também o secretário-geral de planejamento do Grande Oriente do Brasil, Eliseu Kadesh, e o membro da loja Fernando Autran.

——

Curso para candidatos conservadores

Os deputados Thiago Manzoni e Bia Kicis estiveram juntos na live de lançamento do curso Na Direção Certa, um conteúdo gratuito para candidatos a cargos eletivos. Eduardo Torres, irmão da ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro e candidato a deputado distrital em 2022, e Rodrigo Marinho, CEO do Instituto Livre Mercado, também participaram da transmissão ao vivo. No início da live, Thiago Manzoni falou da importância das eleições municipais de 2024 para o Brasil, cruciais para o pleito de 2026.

O objetivo do curso Na Direção Certa é apoiar candidatos conservadores de direita em todo o Brasil. Com base na experiência adquirida em duas campanhas eleitorais, o propósito do curso é contribuir com os candidatos de 2024 e 2026. “Este é um método de campanha que eu acabei criando, um modelo que a tornasse viável. Eu tive uma candidatura com pouco dinheiro, de alguém que não tinha nome na política, nem parente político e ninguém para abrir um caminho”, revelou Manzoni.

——

Inexperiência

A deputada federal Bia Kicis (PL-DF) contou que, na primeira vez em que concorreu a um cargo político, não sabia como fazer campanha. Foi uma campanha muito modesta e barata, segundo a deputada. “Desde 2014, eu fui uma das primeiras pessoas a se aproximar do então deputado Bolsonaro. Eu fazia parte da maior página de direita no Facebook e tinha uma militância também, um ativismo jurídico. Eu era procuradora do DF, fazia parte de um grupo chamado Foro de Brasília, que foi criado em contraposição ao Foro de São Paulo”, contou a deputada.

Irmão da primeira-dama Michelle Bolsonaro, Eduardo Torres teve 16.990 votos na última eleição para deputado distrital. Torres parabenizou Manzoni pela iniciativa do curso e disse que o deputado é um grande exemplo em Brasília.

——

Posse

O desembargador federal Marcos Augusto de Sousa, do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1), tomou posse na última segunda-feira no cargo de membro suplente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-DF).

——

Divulgação de animais perdidos

Quando um animal de estimação desaparece, seu tutor busca a ajuda dos canais de comunicação para espalhar a notícia. A divulgação é a forma mais eficiente para encontrar o bichinho. Mas tudo é feito praticamente de maneira improvisada. Agora essa ajuda pode virar lei. A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara Legislativa aprovou ontem projeto de lei do deputado Robério Negreiros (PSD) que determina a divulgação, no prazo de 24 horas, no site oficial do Distrito Federal, da foto de todo animal resgatado ou que tenha dado entrada nos centros de controle de zoonoses do DF.

A foto do animal deverá vir com informações sobre o pet e suas características. O objetivo da proposta, segundo Negreiros, é dar conhecimento à população sobre o animal, que fugiu ou se perdeu, foi resgatado ou recebido pelos centros de controle e zoonoses, facilitando a busca. “Outro aspecto é fomentar a adoção por parte de indivíduos que querem ter um animalzinho de estimação”, acrescenta.

——

Ficha suja dos maus-tratos a animais

O colegiado aprovou também o projeto que cria o Cadastro Distrital de Pessoas Punidas por Maus-tratos a Animais — Ficha Suja dos Maus-tratos. O instrumento reunirá e dará publicidade às sanções aplicadas por violação aos direitos dos animais pelos órgãos ou entidades distritais, com base nas leis de proteção e defesa dos animais. De acordo com a proposta do deputado Daniel Donizet (MDB), o cadastro conterá informações acerca das sanções aplicadas, como nome e CPF ou CNPJ, o tipo e as datas relacionadas à sanção.