Por Ana Maria Campos — A advogada Renata Amaral anunciou apoio à candidatura do secretário-geral da OAB-DF, Paulo Maurício Siqueira, à presidência da entidade. A eleição será em novembro. Renata foi candidata há três anos, mas desta vez decidiu abraçar outro projeto. Conhecido como Poli, Paulo Maurício é o candidato da situação, tendo ao seu lado o atual presidente da OAB-DF, Delio Lins e Silva Júnior. O principal adversário agora é o criminalista Cleber Lopes, que tem recebido apoios de vários escritórios de advocacia.
——
Conselho Federal
Na composição com Paulo Maurício Siqueira, ficou definido que a advogada Renata Amaral vai concorrer ao Conselho Federal da OAB.
——
Primeiro ano
O ministro Cristiano Zanin completou seu primeiro ano no Supremo Tribunal Federal (STF). Natural de Piracicaba (SP) e indicado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, de quem foi advogado, Zanin assumiu a vaga deixada com a aposentadoria do ministro Ricardo Lewandowski. Entre os processos importantes julgados no primeiro ano, o ministro relatou ações contra a restrição do acesso de mulheres aos quadros da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros em vários estados e no Distrito Federal. Ele destacou a invalidade de regras que limitam a participação de mulheres em concursos públicos para as forças de segurança.
——
Homenagem
O deputado Jorge Vianna (PSD) apresentou a proposta de concessão do título de cidadã honorária para a empresária Luiza Trajano, dona do Magazine Luiza. “É inegável o impacto positivo que esta cidadã teve não apenas no cenário empresarial brasileiro, mas também na vida de milhares de pessoas ao redor do país, especialmente no Distrito Federal”, justifica o distrital.
——
R$ 1 bilhão de arrecadação
Segundo Relatório de Execução Orçamentária do mês de junho, a arrecadação do Imposto sobre Operações Relativas à Circulação de Mercadoria e Prestação de Serviços (ICMS) ultrapassou R$ 1 bilhão. Um crescimento real de 11,9% em relação a junho de 2023. “Nos dá segurança de seguir com a expansão dos programas sociais, como os restaurantes comunitários, que têm um alto impacto nas contas públicas, mas são primordiais para o desenvolvimento da cidade”, avalia o secretário de Economia, Ney Ferraz.
——
Defensoria pública para defesa da mulher na Câmara Legislativa
A Câmara Legislativa discute com a Defensoria Pública do DF a implementação de um Núcleo Específico de Promoção e Defesa dos Direitos das Mulheres na Casa. Segundo a Procuradora Especial da Mulher da CLDF, deputada Dayse Amarilio (PSB), a medida será essencial para fortalecer os serviços de apoio e proteção às mulheres do Distrito Federal. “O Núcleo de Promoção e Defesa dos Direitos das Mulheres na CLDF será um marco para o Distrito Federal, pois além de celeridade, dará humanização e acolherá as mulheres que buscam esse atendimento”, disse Dayse Amarilio. O espaço vai funcionar na sede da Câmara Legislativa.
——
Ataques ao presidente do BC
O deputado distrital Chico Vigilante (PT) entrou na onda das críticas dos petistas ao presidente do Banco Central e à política de juros no país: “O sabotador da República tem nome e anda de mãos dadas com a extrema-direita. Roberto Campos Neto é o principal responsável pelos altos juros praticados pelo Banco Central. Privilegia o sistema financeiro especulativo para beneficiar alguns. Esse é o mal do Campos Neto. Pior para a indústria e o comércio, muito pior para a população”.
——
Ibaneis celebra prata de Caio Bonfim
O Governo do Distrito Federal celebrou a medalha de prata de Caio Bonfim. O atleta brasiliense é um dos atendidos pelo programa Bolsa Atleta. O governador Ibaneis Rocha (MDB) se manifestou: “Fico muito feliz em começar o dia com a notícia da medalha de prata do nosso campeão Caio Bonfim nas Olimpíadas de Paris. Desde os seus primeiros passos nas pistas de Sobradinho, ele teve o amparo do Bolsa Atleta que o incentivou a seguir o seu sonho e hoje vemos os resultados disso. É uma alegria ver o DF tão bem representado! Seu esforço e sua dedicação inspiram todos nós. Os programas de incentivo aos atletas do GDF mostram resultados concretos e são motivo de orgulho”.
——
Orgulho para Sobradinho
Na Câmara Legislativa, também houve homenagens. O vice-presidente da Casa, Ricardo Vale (PT), que assim como Caio Bomfim é de Sobradinho, apresentou um pedido de moção de louvor para o atleta. O distrital ressalta a relevância do feito de Bonfim, lembrando que a conquista na marcha atlética representa a primeira medalha brasileira na modalidade em Jogos Olímpicos. “Uma vitória que enche de orgulho Sobradinho, o Distrito Federal e todo o Brasil”, declarou o parlamentar.
——
Vice
Na eleição da Mesa Diretora da Câmara Legislativa, a deputada distrital Paula Belmonte (Cidadania) é um dos nomes apontados por distritais para a segunda vice-presidência.
——
Mandou bem
O brasiliense Caio Bonfim entrou para a história da marcha atlética brasileira, ao conquistar uma inédita medalha de prata para o país na competição masculina de 20 km dos Jogos Olímpicos de Paris-2024.
——
Mandou mal
Em 2023, foram registradas 722 ocorrências de injúria racial no DF, segundo dados da Secretaria de Segurança Pública. Número mais que dobrou em comparação a 2014, quando foram registradas 299 ocorrências.
——
Enquanto isso… Na sala de Justiça
Em celebração pelos 18 anos da Lei Maria da Penha, que serão completados em 8 de agosto, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) promove, nos dias 7 e 8 de agosto, a 18ª edição da Jornada Lei Maria da Penha, com cerimônia de abertura na Escola Classe JK Sol Nascente, localizada no Sol Nascente/Pôr do Sol. Será às 10h30 e contará com a presença do presidente do CNJ e do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luís Roberto Barroso.
——
A pergunta que não quer calar
O procurador-geral da República, Paulo Gonet, vai denunciar o ex-presidente Jair Bolsonaro nos inquéritos concluídos pela Polícia Federal relacionados à fraude no cartão de vacinas e roubo de joias da Presidência?
——
Só Papos
“Tem gente que acha que governar é mentir e ofender. Tem gente que governa e não gosta de mulheres, negros, indígenas, crianças e pessoas com deficiência. Eu acho que governar é cuidar de todas as pessoas e é isso que estou fazendo”
Presidente Lula
—-
“Não há o mínimo respeito com o que dizem seguir e isso não é novidade para ninguém de bom senso”
Ex-presidente Jair Bolsonaro