Apresentação do relatório final da CPI da Saúde
Apresentação do relatório final da CPI da Saúde Crédito: Minervino Júnior/CBPress Apresentação do relatório final da CPI da Saúde

Relator da CPI da Saúde pede retorno do diretor do Hospital da Criança afastado por decisão judicial

Publicado em CB.Poder

Ana Viriato

Após cerca de um ano de atividades, o relator geral da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), distrital Lira (PHS), apresenta desde às 11h desta quinta-feira (4/4), o parecer final sobre as investigações do colegiado. Na sessão, o parlamentar mostrou-se favorável ao retorno de Renilson Rehem ao comando do Hospital da Criança (HCB). A Justiça afastou o médico do posto, pela segunda vez, em abril deste ano.

Renilson é alvo de uma ação de improbidade administrativa ajuizada pelo Ministério Público do DF e Territórios (MPDFT) devido às supostas irregularidades identificadas nos contratos firmados entre a Secretaria de Saúde e o Instituto de Câncer Infantil e Pediatria Especializada, para realizar a gestão do Hospital da Criança.

A ação é contestada por Lira.  “Ao longo das investigações da CPI, não foram encontradas evidências que justifiquem, de fato, o afastamento de Renilson do Centro Hospitalar. Há apenas pequenos problemas que fazem parte da gestão”, argumentou Lira.

Robério Negreiros (PSDB) também defendeu o retorno de Renilson ao Hospital da Criança. Em ofício encaminhado ao distrital Lira para incorporação ao relatório final, o tucano afirmou não ter verificado “a prática de condutas dolosas ou improbas por parte do gestor do Instituto”.

O posicionamento de Lira e Robério vai na contramão dos relatórios do presidente da CPI da Saúde, Wellington Luiz (PMDB). No parecer prévio de agosto, o peemedebista apontava graves denúncias contra o Hospital da Criança, seus diretores e a Icipe.

O material chegou a ser enviado para a Delegacia de Combate ao Crime Organizado (Deco), ao Grupo Especial de Atuação contra o Crime Organizado do Ministério Público do DF (Gaeco), ao Ministério Público de Contas e ao Tribunal de Contas do DF.

A maioria das informações, porém, não foi incluída no relatório apresentado na reta final da CPI da Saúde. No novo texto, Wellington prioriza o pedido de quebra de sigilo de pessoas físicas e jurídicas que mantiveram alguma relação com o Hospital da Criança.

A votação do relatório geral de Lira está prevista para a próxima quinta-feira (11).

Ação na Justiça

Segundo a ação que tramita no Tribunal de Justiça do DF, a contratação do Icipe para gerir o Hospital da Criança foi feita sem licitação e sem justificativa de preço. O MP ainda ressalta que a prestação de contas do centro médico deu-se de modo impreciso.